Guardas municipais prendem trio por furto de creche na zona leste
Atualizado em 29/05/2019 - 15:36
Novo armamento da Guarda Municipal (Pistola 380). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 10-05-2019
Guardas civis municipais prenderam trio suspeito de furtos em prédios públicos; com ampliação da capacitação e novos equipamentos, eles atuam todos os dias na preservação dos patrimônios públicos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Guardas civis municipais prenderam em flagrante, na noite desta quarta-feira (29), três pessoas que estavam furtando fios de cobre de creche municipal do Jardim Castanheiras, na zona leste de São José dos Campos. Eles foram detidos quando estavam arrombando uma das portas da creche.

A Guarda já estava monitorando o trio, suspeito de furtos recentes em outras unidades públicas escolares e de saúde. Eles seriam especializados em arrombamento e furto de cabos e equipamentos elétricos.

Com o grupo, foram apreendidos 90 metros de cabos elétricos, um celular e R$ 10 em espécie.

Eles ficaram à disposição da Justiça e responderão pelo crimes de furto qualificado (durante o período noturno), danos ao patrimônio público e associação para o crime. Dois deles já possuem passagem por tráfico de drogas e já cumpriram pena em cadeias da região.

Capacitação e preservação
Segundo recente pesquisa divulgada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), a Guarda Civil Municipal de São José é a melhor de São Paulo. O levantamento, referente ao último trimestre do ano passado, foi realizado nas 10 maiores cidades do Estado.

A Prefeitura vem melhorando a estrutura da Guarda Civil Municipal, com aquisição de carros elétricos, armamentos e coletes à prova de balas. Porém, a capacitação das pessoas é o mais importante investimento na corporação, que agora passou a ter 338 agentes.
Todas estas melhorias têm contribuído para aprimoramento do trabalho dos guardas municipais na preservação do patrimônio público.