Encerramento da Gincana Escolar marca o Maio Amarelo
Atualizado em 30/05/2019 - 15:46
ENCERRAMENTO GINCANA MAIO AMARELO - 29-05-2019 - LUCAS CABRAL
Encerramento da Gincana Escolar, realizada em oito escolas públicas, marcou o Maio Amarelo em São José dos Campos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou na tarde desta quarta-feira (29), o encerramento da 1ª Gincana Escolar do Maio Amarelo, a tradicional caminhada com os participantes e uma feira com os trabalhos realizados pelo governo municipal, Forças de Segurança e demais parceiros. A programação da campanha segue até o dia 31 deste mês.

Maio é o mês mais importante para a mobilidade urbana no mundo e o objetivo é chamar a atenção pelas vidas no trânsito. Em São José dos Campos, a Prefeitura realizou uma programação com ações diárias para todos os públicos, crianças, jovens, adultos e idosos.

Entre as atividades, aconteceu a 1ª Gincana Escolar, realizada em oito escolas públicas de ensino fundamental da cidade, contemplando todas as regiões, com o objetivo de promover a mobilização da sociedade para a prevenção de acidentes no trânsito.

Cada escola teve um grupo de mentores, formado por voluntários estudantes da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), uma das apoiadoras do Maio Amarelo por meio da Fundação Valeparaibana de Ensino. Na gincana, os alunos do ensino fundamental tiveram que realizar diversas atividades durante o mês, inclusive com a terceira idade das Casas do Idoso.

A pró-reitora de extensão da Univap, Maria Regina de Aquino Silva, aprovou a participação da universidade na gincana. “Foi positiva a atividade para a formação do aluno que aprendeu sobre liderança, limites e conviveu com outras realidades”, conta. “Trabalhar junto com os professores das escolas também foi um aprendizado”, completa. “Vivenciar essas outras realidades mostra para a universidade da importância de estarmos juntos com a sociedade”, conclui Maria Regina. Ao todo, mais de 500 alunos da rede pública de ensino participaram da gincana.

Os parceiros da Prefeitura nas ações para a educação no trânsito também participaram do encerramento da gincana, com uma mostra dos seus trabalhos. Estiveram presentes as polícias rodoviárias Federal e Estadual, Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté, Defesa Civil, CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física), Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Bombeiros, Detran, Polícia Militar, Escoteiros, Fundhas, Secretaria da Saúde, Cruz Vermelha e a Salvaguarda.

Redução nas mortes no trânsito

São José dos Campos registrou uma queda de 23,8% nas mortes no trânsito no primeiro quadrimestre desse ano, em relação ao mesmo período de 2017. A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes os acidentes acontecem por alguma imprudência.

Por esse motivo está investindo em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas. Essas ações são permanentes na atual administração municipal e continuarão após o Maio Amarelo.

Programação Maio Amarelo - Última semana

- Show de mágica com o tema da Lei Seca em bares da cidade, a partir das 19h
- Operação Pedestre do programa Sinal de Gentileza nos períodos da manhã e tarde
- Show de mágica com o tema da Lei Seca em bares da cidade, a partir das 19h