Workshop aborda combate à exploração sexual infanto-juvenil
Atualizado em 30/05/2019 - 15:51
Encontros regionalizados da rede de atenção à crianças e adolescentes vítimas de violência
Profissionais de saúde e educação participam de encontro da rede de proteção de crianças e adolescentes - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta quinta-feira (30), das 8h às 12h, o Workshop “VIVA sem Violência – Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil”. O evento acontece no Teatro Univap (Praça Cândido Dias Castejon, 116 – Centro) e é aberto a profissionais da rede de saúde, assistência social, conselhos de direito, educação e esportes.

A programação prevê uma palestra com a educadora e escritora Julieta Jacob, que abordará o tema “Sexualidade da Adolescência – Prevenção de violência sexual, gravidez não planejada, HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis”. Neste encontro, também serão apresentadas as experiências exitosas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O workshop encerra a primeira etapa de encontros liderados por profissionais da saúde nas unidades básicas e encontros regionalizados com profissionais da rede de assistência e proteção de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de violência.

O “VIVA sem Violência” é um programa da Secretaria de Saúde que visa o fortalecimento das redes locais de atenção e proteção às pessoas em situação de violência e risco para as vulnerabilidades. O objetivo é conhecer a magnitude e a gravidade das violências por meio da produção e difusão de informações epidemiológicas, propondo atividades intersecretarias, visando o acolhimento, o atendimento, a notificação e o seguimento na rede de cuidado e proteção social, levando o incentivo a cultura de paz.

O programa começou em 2017 com o projeto “O Cuidado com a Primeira Infância”, premiado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania. Em 2018 o projeto foi premiado com o primeiro lugar nas Experiências Exitosas no 1º Fórum Internacional de Promoção de Saúde.

Em 2019 foram retomadas as capacitações, com os eixos criança e adolescente, por meio do projeto "O Cuidado com Crianças e Adolescentes", parceria com a Rede de Ensino Municipal e Estadual.

A palestrante

Julieta Jacob é mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pesquisa na área de práticas pedagógicas voltadas para a educação em sexualidade na rede pública de ensino. É também educadora sexual, escritora e jornalista.

As inscrições gratuitas para o workshop podem ser feitas pelo email dep.saude@sjc.sp.gov.br.