Esporte brilha no fim de semana em várias modalidades
Atualizado em 27/05/2019 - 17:35
Atletas joseenses brilharam e, Camboriú, trazendo medalhas na disputa do Campeonato Catarinense
Dos nove integrantes da equipe joseense, sete subiram ao pódio em Santa Catarina, sendo cinco como campeões - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Equipes e atletas apoiados pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio dos programas Atleta Cidadão e Alto Rendimento, alcançaram resultados expressivos em competições realizadas em várias cidades do país.

Com uma vitória arrasadora sobre o Templários, por 93 a 5, no sábado (25), no Poliesportivo João do Pulo, o São José Rugby garantiu a liderança da fase de classificação do Campeonato Paulista de Rugby XV. A modalidade é disputada com 15 atletas em campo.

A partida valeu pela última rodada da fase inicial da competição. Além da primeira posição, o resultado mantém os “Caipiras” com 100% de aproveitamento no torneio. São 33 pontos em sete partidas disputadas.

Com a primeira posição garantida, o São José vai enfrentar o Jacareí na semifinal do torneio, em São José dos Campos, no próximo dia 8 de junho, em local a ser definido. A outra vaga para a decisão será disputada entre Poli e Pasteur.

O São José Rugby é uma das modalidades apoiadas pelo programa de Alto Rendimento da Prefeitura de São José dos Campos.

Atleta Cidadão

Boxe – Em Balneário Camboriú (SC), entre sexta-feira (24) e domingo (26), nove atletas apoiados pelo Atleta Cidadão disputaram o Campeonato Catarinense de Boxe. Dos nove lutadores joseenses, sete subiram ao pódio.

Conquistaram medalha de ouro os atletas Yasmim Pereira, 54kg, infantil; Marcos Salgado, 54kg, infantil; Victor Oliveira, 50kg, cadete; Luís Vitalino; 57kg, cadete; e Felipe Oliveira Ignácio, 70kg, cadete. Gabriel Sanches, 57kg, juvenil, foi prata, e Daniel Santana, 75kg, juvenil, ganhou medalha de bronze.

A categoria cadete reúne atletas de 15 e 16 anos. Victor Oliveira foi eleito o melhor atleta cadete do campeonato.

Judô – Domingo (26), no Centro Poliesportivo do Jardim Morumbi, na região sul, atletas entre 15 e 18 anos apoiados pelo Atleta Cidadão disputaram a decisão da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude. Todos os joseenses conquistaram medalhas. Os campeões se classificaram para a fase estadual da competição, que será disputada em junho na cidade de Marília.

Foram campeões: Maria Binoto, 44kg; Júlia Fernandes, 57kg; Maria Luíza Santos, 63kg; Eduarda Santiago, nas categorias +78 e absoluto; Gabriel Prado, 60kg; Lucas Araújo, 73kg; e Marco Cobra nas categorias 90kg e absoluto. Os vice-campeões foram Gabriela de Souza, 52kg; Júlia Palácio, 70kg; Sara Ester, 78kg; e Pedro Correa, 66kg.

Natação – Também no final de semana, nadadores do Atleta Cidadão foram a Belo Horizonte (MG) disputar o Campeonato Brasileiro de Natação Infantil. Os atletas Larissa Borba, 800m livre, e Israel Geraldo, 200m costas, ficaram em segundo lugar. Larissa Borba também chegou em terceiro nos 400m livre, mesmo resultado de Ana Flávia Faria nos 100m peito.

Handebol feminino – Na sexta-feira (24), as equipes das categorias cadete e juvenil de São José, apoiadas pelo Atleta Cidadão, conquistaram duas importantes vitórias fora de casa contra São Caetano, pelo Campeonato Paulista. Na primeira partida, pela categoria cadete (15 e 16 anos), as meninas venceram por 22 a 20. Em seguida, foi a vez do juvenil derrotar as adversárias por 23 a 21. Foram considerados destaques nos dois jogos as atletas joseenses Júlia Yue (cadete) e Isabelle (juvenil).

Voleibol feminino – No sábado (25), no Ginásio Cidade Jardim, na região sul, pelo Campeonato Metropolitano da Federação Paulista de Voleibol, a equipe sub 14 de São José venceu Cajamar por 3 sets a 0. Cerca de 50 pessoas acompanharam a vitória das meninas.