Moradores participam de oficina do transporte na região sul
Atualizado em 24/05/2019 - 11:48
OFICINA PARTICIPATIVA TRANSPORTE PUBLICO CASA DO IDOSO SUL - 23-05-2019 - LUCAS CABRAL
Oficina foi iniciada com uma palestra sobre mobilidade urbana - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Cerca de 50 moradores da região sul de São José dos Campos participaram, na noite desta quinta-feira (23), da oficina realizada pela Prefeitura para debater o transporte público na cidade. O evento aconteceu na Casa do Idoso Sul.

Os próximos encontros serão na região oeste e no distrito de São Francisco Xavier.

Atualmente, o transporte público de São José é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123. Dos três lotes de concessão, dois se encerram em abril de 2020 e outro em fevereiro de 2021.

Por conta disso, a Prefeitura realizou uma audiência pública e iniciou uma série de oficinas para que a população participe da construção do novo modelo de transporte público. Todas as oficinas são iniciadas com uma palestra, seguida de uma apresentação do atual cenário do transporte público e características da cidade.

Na sequência, são montados vários grupos de discussão, com troca dos integrantes a cada 10 minutos, onde a população pode discutir sobre o atual sistema e apresentar sugestões para o novo modelo.

Moradora do Jardim Satélite, na região sul, Luana Mavila aprovou a divulgação e formato das oficinas. “Ouvi na rádio, um carro de som passou pelo bairro, além de avisos no aplicativo Ônibus na Hora. Achei muito produtivo. Tenho sentido que a população está sendo ouvida e quem tem participado é realmente quem usa o serviço. É importante que essa população ajude na construção desse novo modelo”, disse Luana, integrante do Comob (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana), eleita em votação popular como representante dos usuários do transporte público.

Todos os apontamentos serão recebidos pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e estarão disponíveis no hotsite do Novo Transporte Público. Nele, a população ainda poderá fazer a inscrição para as oficinas, obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

A próxima oficina participativa será realizada na quinta-feira (23), na Casa do Idoso Sul, localizada na avenida Andrômeda, 2601, no Bosque dos Eucaliptos.

Estudo da FGV

A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Getúlio Vargas firmaram em janeiro deste ano um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade. O trabalho irá preparar a nova concessão do transporte público, previsto para 2020/2021.

Datas das oficinas
- 8/5 - Casa do Idoso Leste, rua Cidade de Washington, 164 - Cidade Vista Verde
- 15/5 - Casa do Idoso Centro, rua Euclides Miragaia, 508 – Centro
- 16/5 - Fundhas Sudeste, rua João Rodolfo Castelli, 96 – Putim