Seminário reúne cerca de 500 educadores no Cefe
Atualizado em 23/05/2019 - 19:21
SEMINARIO EDUCAÇAO EMPREENDEDORA - 23-05-2019 - LUCAS CABRAL
Palestra do psicoterapeuta Leo Fraiman abriu o seminário nesta quinta-feira - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 500 professores se reuniram, nesta quinta-feira (23), no Cefe (Centro de Formação do Educador), para um seminário com o objetivo de atualizar os educadores da rede de ensino municipal sobre novas tendências da educação empreendedora.

O evento promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, contou palestrantes renomados sobre o tema.

Ministrada pelo psicoterapeuta Leo Fraiman, especialista em psicologia educacional e mestre em psicologia educacional, a palestra “Empreendedorismo – o protagonismo na carreira” compartilhou ideias inspiradoras para que a escola se transforme em um contexto motivador na construção de projetos de vida sadios, eficazes e felizes juntos aos jovens e seus familiares.

Em seguida, a professora de Administração de Empresas Claudia Kodja abordou as transformações em desenvolvimento nos mercados e desafiou o público a se reimaginar de forma mais produtiva, considerando grau de autonomia e valor profissional.

O evento foi dividido em dois períodos. Na parte da tarde, os educadores acompanharam dicas de como ampliar o olhar sobre a Educação Empreendedora, além de conceitos que impactam no desenvolvimento do comportamento empreendedor baseado em inteligências emocionais. A palestra foi com João Kleper, especialista em empreendedorismo e autor de diversos livros.

O gestor empresarial Deivison Pedroza fechou o seminário com a exposição "Aprenda a ser empreendedor de sua própria vida", que abordou a importância de romper modelos mentais fixos e experimentar uma mentalidade progressiva que impulsione o crescimento.

Empreendedorismo nas escolas

Com o objetivo de estimular os alunos a pensarem novos caminhos por meio de ações inovadoras, concretas e transformadoras, a Prefeitura retomou, em 2017, programas de empreendedorismo para alunos com idades entre 4 e 14 anos.

Reconhecimento

A Prefeitura de São José dos Campos conquistou, na noite desta terça-feira (21), em São Paulo, o 2º lugar do prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor na categoria “Empreendedorismo nas Escolas”. A iniciativa é do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O primeiro lugar ficou com Santo André. Lençóis Paulista foi a terceira colocada.

Ao todo, a comissão julgadora do Sebrae analisou 137 projetos inscritos no estado de São Paulo e selecionou 23 finalistas. Desses, São José ficou entre os três primeiros homenageados da noite. A cidade foi representada pelo projeto Startups Educacionais -- Inovar para Transformar, que beneficia mais de 43 mil alunos com idade entre 4 e 14 anos, em 70 escolas da rede de ensino municipal.

Programa de Educação Continuada

Visando a atualização dos professores e equipe gestoras das unidades escolares sobre as tendências educacionais, o Programa de Educação Continuada organiza durante todo o ano processos de aprimoramento junto aos educadores da rede municipal.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania