São José inicia força-tarefa para vacinar crianças de até 6 anos
Atualizado em 24/05/2019 - 11:43
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou nesta quarta-feira (2).
Campanha de vacinação contra a gripe prossegue até 31 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A uma semana do fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza), a Prefeitura de São José dos Campos iniciou uma força-tarefa para tentar aumentar a cobertura vacinal em crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

A cobertura vacinal das crianças ainda está abaixo do esperado (60,1%), ou seja, 28.751 imunizadas de um total estimado de 47.866 pessoas.

A Secretaria de Saúde expediu ofícios à Secretaria de Educação e Cidadania, Diretoria Regional de Ensino e regional da APM (Associação Paulista de Medicina), para alertar professores e profissionais de saúde, sobretudo pediatras e ginecologistas, quanto à importância de conscientização dos pais e das gestantes para a vacinação contra a gripe.

A central 156 também vai disparar mensagens de SMS para os pais de crianças desta faixa etária, cadastrados nas unidades básicas de saúde e que ainda não foram vacinadas, alertando sobre a reta final da campanha. Os serviços de saúde também foram orientados

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais. A

Demais coberturas

Um novo balanço da campanha foi divulgado nesta quinta-feira (23) pela Vigilância Epidemiológica da Prefeitura. Considerando todos os grupos de risco, São José dos Campos registra uma cobertura de 71,4% do público-alvo. Isso representa 147.917 joseenses imunizados, de uma população estimada em 207.029 pessoas.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, para todos os municípios, é de 90% de todos os grupos de risco.

Os idosos e as puérperas já atingiram a meta da campanha, com 98,9% e 120,1% de cobertura. A menor cobertura é dos doentes crônicos, com 50,9% de imunizados de um total estimado de 59.127 pessoas.

Poderão se vacinar todos os grupos considerados de risco – idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, professores, profissionais do sistema prisional, policiais e bombeiros.

A campanha prossegue até 31 de maio em todas das unidades básicas do município, das 8h às 17h.

Coberturas vacinais até 23/5

Crianças – 28.751 doses (60,1%)
Trabalhador da saúde – 14.997 (71,1%)
Gestantes – 4.161 (58,1%)