Bar de Quinta recebe banda formada por brasileiros e africanos
Atualizado em 22/05/2019 - 18:54
Bar de Quinta recebe banda paulistana formada por brasileiros e africanos
Composto por 12 integrantes, entre brasileiros e africanos, o grupo paulistano segue a diversidade cultural das influências - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Um som instrumental com influência das matrizes africanas e afro-brasileiras, misturando instrumentos e elementos dessas duas culturas. Isso é o que os frequentadores do Projeto Bar de Quinta, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, poderão curtir nesta quinta-feira (23). A apresentação acontece às 20h, na área externa do Centro Cultural Clemente Gomes e é gratuita.

Composto por 12 integrantes, entre brasileiros e africanos, o grupo paulistano segue a diversidade cultural das influências, com diversos timbres nas composições. Instrumentos tradicionais africanos como ngoni, dunun, djembe, balafon, krin, sabar e tama, soando junto com a brasilidade dos atabaques, berimbaus e cuíca, e a contemporaneidade de guitarras, baixo, saxofones, trombones e trompetes.

A banda surgiu da vivência do músico André Ricardo em três países africanos, Guiné Conacri, Mali e Burkina Fasso, onde ele teve contato com a variedade de sonoridades. “Eu estudo essas culturas há mais de dez anos e sempre pensei na importância de viver, fazer parte e manter vivas as tradições, então a partir disso comecei a montar a banda”, explicou.

Höröyá é uma palavra de origem Mandeng, cultura do oeste da África, que significa ‘liberdade’, ‘autonomia’, ‘dignidade’ e foi o termo usado durante a luta anticolonialista na Guiné, para a afirmação de seus caminhos e ideais.

O Projeto

O Projeto Bar de Quinta é realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo com curadoria do artista Dom de Oliveira, tendo como finalidade abrir espaço e valorizar os grupos autorais. Desde sua criação, há cinco anos, já passaram pelo projeto por volta de 50 grupos e cantores dos cenários musicais regional e brasileiro.

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7341

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo