Manhã animada marca início das aulas no Pinheirinho
Atualizado em 20/05/2019 - 12:13
1º Dia de aula (Turma da manhã) na EMEF Maria Antonieta Ferreira Payar no bairro Pinheirinho dos Palmares. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-05-2019
Com um investimento de R$ 9,779 milhões, nova unidade escolar tem 4.503,40 metros quadrados de área construída - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A segunda-feira (20) começou de maneira especial para 1.100 estudantes do 1º ao 9º ano da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares, região sudeste de São José dos Campos.

Antes da 7h, um grupo de alunos esperava ansioso pela abertura dos portões. Com os olhinhos brilhando, Lucas Bandeiro, do 5º ano, contou que acordou às 5h30. “Estou com o coração disparado”, disse.

Quando os portões se abriram, os olhares curiosos percorriam cada canto do novo espaço. Um corredor, formado pela equipe gestoras da escola e coordenadores da Secretaria de Educação e Cidadania, recebeu os estudantes com balões, músicas e muitas palmas.

Lucas, que acordou bem cedinho, contou o que achou do novo prédio. “Tudo é muito bonito. A sala de aula, o refeitório...”, afirmou.

“Eu adorei a escola. Tem pátio, espaço para andar, quadra, os banheiros são lindos e as carteiras são confortáveis”, declarou Nicole Ferreira, do 7º ano.

“A escola é muito grande e linda”, completou Rebeca Beatriz da Silva, também do 7º ano.

Após acomodar os estudantes nas salas de aula, foi a vez de os pais conhecerem o novo espaço. Acompanhada da pequena Alana, de apenas 5 meses, Cássia Berlamina ficou animada com a estrutura do prédio.

“Essa escola me surpreendeu muito. É tudo tão limpinho e organizado. Essa, sim, é uma escola de verdade”, disse.

O casal Fernanda Santos e Fábio Leonardo também aprovou a iniciativa. “Tudo aqui é muito bonito. Esse espaço vai contribuir bastante com o aprendizado dos nossos filhos”, afirmou Fernanda.

A partir do próximo semestre, a Emef Maria Antonieta Ferreira Payar oferecerá aulas de alfabetização para adultos, por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos. O casal Silvania Monteiro e José Fábio Silva gostaram da novidade.

“Temos três filhos matriculados aqui. Vamos fazer nossa matrícula para o EJA. Parei no 3º ano e não vejo a hora de voltar estudar”, contou Silvania.

Cobertura

Um grupo de 9 alunos ficou responsável pela cobertura jornalística do primeiro dia de aula na nova escola. Comprometidos, dividiram-se entre repórteres, cinegrafista e editor-chefe. Para facilitar a identificação, providenciaram coletes de imprensa.

Responsáveis pela edição do Jornal Nova Escola, os futuros jornalistas exibiam orgulhosos o primeiro informativo com notícias da escola e da comunidade.

“Nosso objetivo hoje é entrevistar alunos, professores e autoridades para a próxima edição do jornal. Além disso, temos um projeto para uma rádio ao vivo, durante os intervalos, e a criação de páginas nas redes sociais”, contou Ana Júlia Pereira do 6º ano.

Estrutura

Com um investimento de R$ 9,779 milhões, a nova unidade escolar tem 4.503,40 metros quadrados de área construída, uma das maiores da rede municipal. Possui ainda um ginásio com mais de 1.000 metros quadrados.

Inspirada nos modernos conceitos educacionais, a unidade oferecerá laboratórios de ciências e informática ao lado das salas de aula, apoio pedagógico, artes e leitura. Os alunos terão à disposição um pátio coberto e uma área ao ar livre, com jardins e bancos, para as atividades programadas ou de descanso nos intervalos.

Na parte administrativa, a escola vai dispor de salas para secretaria, diretoria, orientação educacional, reuniões, professores, almoxarifados e banheiros. Haverá ainda refeitórios, com cozinha equipada, vestiários para funcionários, lavanderia e depósito de materiais de limpeza.