Idosos se divertem em visita ao Museu Interativo de Ciências
Atualizado em 20/05/2019 - 17:27
VISITA CASA DO IDOSO AO MUSEU INTERATIVO DE CIENCIAS - 20-05-2019 - LUCAS CABRAL
Idosos visitam Museu Interativo - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

“Hoje, voltei a ser criança. Sou muito curiosa e gosto de especular tudo o que é novo. Então, aqui, é um verdadeiro paraíso para mim”, disse Ivone Rodrigues Moreira, 68 anos, moradora do Jardim Santa Hermínia, região leste de São José, enquanto passeava pelo Museu Interativo de Ciência nesta segunda-feira (20).

Assim foi a tarde dos idosos do programa Centro Dia: animada e cheia de brilho nos olhos, reflexo de quem ainda tem vontade de aprender e se entusiasmar com o novo.

“Eu nunca tinha vindo em um lugar assim. Estou achando muito divertido. Já dei muita risada hoje aqui com os meus colegas. Posso dizer que estou muito feliz de participar desse passeio”, disse José Benedicto Lucindo, 86 anos, morador do bairro Jaguari, na região norte.

Idosos que recebem esse atendimento diferenciado, que acontece nas quatro unidades das Casas do Idoso, visitaram nesta segunda-feira o Museu localizado na Vila Industrial, região leste da cidade.

O MIC, que segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo, possui mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes, incluindo exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bancadas de lupas e insetos e muito mais.

A visita foi uma oportunidade de socialização e também para que os idosos pudessem adquirir novos conhecimentos e experimentassem novas sensações.

Centro Dia

O Centro Dia é um serviço diferenciado que auxilia o idoso em situação de risco ou violação de direitos, que apresentam alguma dificuldade para Atividades de Vida Diária (AVD) e tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria de vida dos idosos.

Nas quatro Casas do Idoso, este atendimento oferece 160 vagas no total. Uma equipe específica e habilitada ajuda essas pessoas que precisam de cuidados individualizados, visando diminuir a exclusão social bem com a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa idosa. Frequentando o Centro Dia, o idoso passa a fazer parte da rotina da Casa, convivendo com outras pessoas no seu dia a dia.

O Centro Dia é um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semi dependentes, cujas famílias não têm condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele. O serviço tem início às 8h e termina às 17h. Além das atividades e cuidados especiais, os idosos ainda fazem cinco refeições durante esse período de atendimento na Casa.

Para poderem se beneficiar do Centro Dia, os idosos já precisam ser atendidos e acompanhados pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Todos os atendidos recebem cuidados diários, alimentação e participam de diversas atividades sob acompanhamento e supervisão profissional, conforme a capacidade funcional do idoso.

Atividades

- Atividades lúdicas e socioeducativas
- Rodas de conversa
- Oficina de memória
- Terapia Ocupacional
- Fisioterapia
- Caminhada
- Relaxamento
- Ginástica
- Alongamento
- Exercícios localizados
- Hidroginástica
- Jogos recreativos

Caso seja necessário, será disponibilizado para o idoso transporte, inclusive adaptado quando for o caso, para o deslocamento entre a sua residência e a Casa do Idoso.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×