Bombeiros aprovam reforma do Cine Teatro Benedito Alves
Atualizado em 20/05/2019 - 18:29
Vistoria do Corpo de Bombeiros para AVCB do Teatro Benedito Alves. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-05-2019
Após inspeção do bombeiro, realizada no último dia 14, o prédio foi considerado apto a receber o AVCB - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

As obras de reforma e instalação do sistema anti-incêndio no Cine Teatro Benedito Alves da Silva foram aprovadas pelo Corpo de Bombeiros. Após inspeção realizada no último dia 14, o prédio foi considerado apto a receber o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

O investimento de R$ 212,4 mil na obra e adequações foi necessário para garantir a segurança de funcionários e frequentadores do cine teatro.

Responsável pela obra atual, a Urbam (Urbanizadora Municipal) instalou o sistema de detecção e extração de fumaça do cinema. Foi implantado sistema de exaustão (para extração de fumaça) e pintura intumescente (resistente ao fogo) no forro de madeira e em estruturas metálicas, além de corrimão em vários setores (incluindo a área do fundo do palco), portas corta-fogo com barras anti-pânico, entre outras exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros.

Ampliação das atividades

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo vai transformar o cine teatro em casa de cultura durante o dia, ampliando as atividades à população neste importante espaço, no centro da cidade. No período da noite, serão desenvolvidas apresentações diversas apropriadas a um cine teatro. A reabertura do espaço deverá ocorrer até o próximo mês.

História

O espaço cultural, com capacidade para 270 pessoas, é preservado pela lei municipal 8571/12, de 5 de janeiro de 2012. O Cine Teatro foi construído entre os anos de 1946 e 1950, por iniciativa da Paróquia São José. Ele foi concebido para ser salão paroquial, destinado a festas beneficentes e de cunho religioso.
Ao se tornar cine teatro, foi batizado de Benedito Alves da Silva em homenagem ao seu construtor. O local foi utilizado para diversas atividades culturais, principalmente a apresentação de espetáculos teatrais, de dança e projeções cinematográficas.