Roda de conversa estimula consumo de plantas alimentícias
Atualizado em 17/05/2019 - 16:58
Projeto PANC desenvolvido pelas Secretaria de Saúde e Urbanismo
Encontro sobre plantas alimentícias aconteceu na manhã desta sexta-feira (17) no Parque da Cidade - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A quinta roda de conversa sobre as Pancs (plantas alimentícias não convencionais), promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, foi realizada nesta sexta-feira (17), no Parque da Cidade, com a participação de 49 pessoas. O tema desta atividade foi ora pro nobis, malvavisco e pimenta rosa.

A roda de conversa é uma atividade realizada em parceria entre as Secretarias de Saúde (Programa de Nutrição) e de Urbanismo e Sustentabilidade (Assessoria de Educação Ambiental), com objetivo de divulgar, resgatar e estimular o consumo destes alimentos.

As plantas alimentícias não convencionais representam um grupo de hortaliças rústicas, que desenvolvem-se bem em pequenos espaços, sem necessidade de uso de agrotóxico. Elas tinham seu consumo habitual dentro das organizações familiares e isso foi se perdendo com a modernização da indústria e agricultura.

Deste modo, o resgate ao consumo destas hortaliças valoriza a cultura e conhecimento regional, permite o acesso de alimentos orgânicos, de baixo custo e alto valor nutricional, garante a segurança alimentar e nutricional da população e promove alimentação saudável.

Cada encontro aborda um grupo de Panc específica, apresentando seu valor nutricional, modo de consumo e cultivo. Na atividade ocorre visitação à horta para visualização dos canteiros de Panc, degustação das plantas in natura e em preparações, bem como distribuição de mudas.

Esta atividade destina-se aos funcionários das UBS envolvidos com o Projeto de Hortas Comunitárias, aos pacientes voluntários da horta e à população em geral.

A próxima roda de conversa será realizada no mesmo local e horário, no dia 14 de junho e o tema será feijão guandu, nirá e coentro do norte.