Escola da região sul realiza 1ª etapa da Olimpíada de Português
Atualizado em 17/05/2019 - 17:42
Emef Homera da Silva Braga, no Jardim Morumbi, região sul de São José, realiza primeira etapa da Olimpíada de Língua Portuguesa
Neste semestre, alunos estudaram as características típicas da matéria, com uma sequência didática de leitura e produção de crônica - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 90 alunos do 8º ano da Emef Homera da Silva Braga, no Jardim Morumbi, região sul de São José, participaram nesta quinta-feira (16) da premiação de uma das fases da 6º edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

“Durante este semestre, os alunos estudaram as características típicas da matéria, com uma sequência didática de leitura e produção de crônica. Como parte das atividades, cada estudante produziu uma crônica, separamos premiação para o 1º, 2º e 3º lugar de cada sala de aula”, explicou o professor Luiz Eduardo Moraes.

Em parceria com a sala de leitura, a premiação contou com uma banca julgadora.

Os alunos vibraram muito com a atividade. Um dos premiados, Nicolas David dos Santos explicou direitinho a lição que a atividade propiciou. “Aprendi que escrever é mais do que simplesmente pegar um lápis. Quando você escreve, precisa demostrar sentimento.”

“Essa é a primeira vez que trabalhamos o gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa com alunos do 8º ano. O importante é despertar nos estudantes o desejo de escrever para ser lido, idealizar um leitor”, disse a pedagoga Gisele Barachati, que compôs a banca julgadora.

O objetivo da atividade é que os estudantes se aprofundem em conceitos da língua portuguesa de uma maneira dinâmica e bem divertida.

Larissa Parnoff aprovou a iniciativa. “Gostei bastante. Eventos como esse transformam. Meu tema é sobre talento. Na correria do dia a dia, alguns talentos passam despercebidos”, concluiu a jovem escritora.

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

As 43 escolas municipais de ensino fundamental de São José dos Campos estão participando da atividade.

- Poema (5º ano do Ensino Fundamental)
- Memórias Literárias (6º e 7º anos do Ensino Fundamental)
- Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental)
- Documentário (1º e 2º anos do Ensino Médio)