Idosos do Centro Dia irão visitar o Museu Interativo de Ciências
Atualizado em 16/05/2019 - 15:52
Museu Interativo de Ciências  27 04 2019
Museu, que segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo, possui mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Na próxima segunda-feira (20), das 13h às 15h30, idosos do Centro Dia, atendimento diferenciado que acontece nas quatro unidades das Casas do Idoso, terão um dia pra lá de especial. O grupo irá visitar o Museu Interativo de Ciências de São José, na região leste da cidade.

O museu, que segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo, possui mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes, incluindo exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bancadas de lupas e insetos e muito mais.

A visita é uma oportunidade de socialização e também para que os idosos adquiram novos conhecimentos e experimentem novas sensações. Ao fim, terão um momento de confraternização com um lanche entre os atendidos pelo Centro Dia.

Centro Dia

O Centro Dia é um serviço diferenciado que auxilia o idoso em situação de risco ou violação de direitos, que apresentam alguma dificuldade para Atividades de Vida Diária (AVD) e tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria de vida dos idosos.

Nas quatro Casas do Idoso, este atendimento oferece 160 vagas no total. Uma equipe específica e habilitada ajuda essas pessoas que precisam de cuidados individualizados, visando diminuir a exclusão social bem com a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa idosa. Frequentando o Centro Dia, o idoso passa a fazer parte da rotina da Casa, convivendo com outras pessoas no seu dia a dia.

O Centro Dia é um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semi dependentes, cujas famílias não têm condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele. O serviço tem início às 8h e termina às 17h. Além das atividades e cuidados especiais, os idosos ainda fazem cinco refeições durante esse período de atendimento na Casa.

Para poderem se beneficiar do Centro Dia, os idosos já precisam ser atendidos e acompanhados pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Todos os atendidos recebem cuidados diários, alimentação e participam de diversas atividades sob acompanhamento e supervisão profissional, conforme a capacidade funcional do idoso.

Atividades

- Atividades lúdicas e socioeducativas

- Rodas de conversa

- Oficina de memória

- Terapia Ocupacional

- Fisioterapia

- Caminhada

- Relaxamento

- Ginástica

- Alongamento

- Exercícios localizados

- Hidroginástica

- Jogos recreativos

Caso seja necessário, será disponibilizado para o idoso transporte, inclusive adaptado quando for o caso, para o deslocamento entre a sua residência e a Casa do Idoso.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão