HM cria serviço de atendimento exclusivo a pacientes com trauma
Atualizado em 16/05/2019 - 19:21
Ampliação da Ala de Maternidade do Hospital Municipal e  Fotos do Hospital da Mulher 27 11 2018
Nova ala para atendimento de pacientes com trauma começou a funcionar na última terça-feira - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), inaugurou nesta terça-feira (14) o novo serviço de atendimento exclusivo para pacientes com trauma.

O objetivo é centralizar o atendimento primário destes pacientes em um único espaço, sob os cuidados de equipe especializada própria, formada por cirurgião 24h, dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro.

Antes, as vítimas de trauma normalmente levadas à emergência pelas unidades do Samu e Bombeiros, eram encaminhadas para a sala vermelha juntamente com outros pacientes em estado grave. Com o novo fluxo e uma equipe exclusiva, focada para estes casos, o atendimento será mais rápido e resolutivo.

Entre os casos considerados como trauma estão os atropelamentos, acidentes de trânsito com capotamento, quedas de moto, queda superior a duas vezes a altura do paciente, vítimas de ferimento por arma de fogo, idosos que apresentam fratura de fêmur ou traumatismo crânioencefálico, entre outros.

A nova sala foi toda reformada, com investimento de R$ 50 mil. Foi pintada, recebeu azulejos, forro, marcenaria, ar-condicionado e iluminação novos, além de um aparelho de ultrassom próprio.

O espaço pode receber até três pacientes ao mesmo tempo, que ficarão no local por até 1 hora, para estabilização, até que sejam encaminhados para outros procedimentos mais invasivos, dependendo da gravidade do quadro.

Por mês, o Hospital Municipal, atende cerca de 1.000 pacientes vítimas de trauma em seu pronto socorro.

Etapas

Esta é mais uma etapa de reformas e melhorias pela qual o Hospital Municipal está passando desde 2017, para melhor atender a população. Até agora, sete alas do hospital foram totalmente reformadas, entre elas o Centro Obstétrico e seis enfermarias. A próxima etapa desta grande reforma será na pediatria, incluindo os leitos de enfermaria e a UTI pediátrica.