População debate transporte público na Casa do Idoso
Atualizado em 16/05/2019 - 12:42
OFICINA PARTICIPATIVA NOVO TRANSPORTE PUBLICO CASA IDOSO CENTRO - 15-05-2019 - LUCAS CABRAL
Todas as oficinas são iniciadas com uma palestra, seguida de uma apresentação do atual cenário do transporte público - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Mais de 60 moradores de São José dos Campos participaram, nesta quarta-feira (15), na Casa do Idoso Centro, da segunda oficina participativa para discutir o novo modelo de transporte público na cidade. Nesta quinta-feira (16), às 18h30, o evento acontece na Fundhas Sudeste, no Putim.

A primeira oficina foi realizada na semana passada, na região leste.

Todas as oficinas são iniciadas com uma palestra, seguida de uma apresentação do atual cenário do transporte público e características da cidade. Na sequência, são montados vários grupos de discussão, com troca dos integrantes a cada 10 minutos, onde a população pode discutir o atual sistema e apresentar sugestões para o novo modelo.

Atualmente, o transporte público de São José é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123. Dos três lotes de concessão, dois se encerram em abril de 2020 e outro em fevereiro de 2021.

A estudante de Administração do Senac, Jéssica Diniz, de 22 anos, aprovou a oficina. “Sou usuária de ônibus e a oficina é muito boa. Nós, que usamos, é que devemos ter mais autoridade para tratar do assunto. Então, é uma boa oportunidade”, disse a moradora do Jardim Santa Inês, na zona leste, que aproveitou o encontro para sugerir melhorias.

“Poderia ter mais itinerários e ônibus lá. E, futuramente, vans do transporte alternativo na zona leste”, sugeriu.

O motorista do transporte alternativo Sebastião Carlos de Almeida, de 57 anos, também elogiou a oficina. “É válido. Pudemos citar as dificuldades e vantagens, espero que tenhamos um bom resultado e atenda à necessidade de todos da melhor maneira”, afirmou o morador de Santana, na região norte.

Todos os apontamentos serão recebidos pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e estarão disponíveis no hotsite do Novo Transporte Público. Nele, a população ainda poderá fazer a inscrição para as oficinas, obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

Estudo da FGV

A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Getúlio Vargas firmaram em janeiro deste ano um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade. O trabalho irá preparar a nova concessão do transporte público, previsto para 2020/2021.

Datas das oficinas

- 8/5 - Casa do Idoso Leste, rua Cidade de Washington, 164 - Cidade Vista Verde
- 15/5 - Casa do Idoso Centro, rua Euclides Miragaia, 508 – Centro
- 16/5 - Fundhas Sudeste, rua João Rodolfo Castelli, 96 – Putim
- 22/5 - Casa do Idoso Norte, rua Carlos Belmiro dos Santos, 99 – Santana
- 23/5 - Casa do Idoso Sul, avenida Andrômeda, 2601 - Bosque dos Eucaliptos
- 29/5 - Escola Monteiro Lobato, avenida São João, 2500 - Jardim das Colinas
- 1/6 - Paróquia São Francisco Xavier, rua Sete de Setembro, 194 - São Francisco Xavier


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×