Evento em São José celebra o Dia do Assistente Social
Dia do Assistente Social em São José dos Campos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, em parceria com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), realizou nesta quarta-feira (15) uma manhã especial em comemoração ao Dia do Assistente Social, na Casa do Idoso Leste, no bairro Vista Verde.

“O dia de hoje traz a importância de relembrarmos e até reconstruirmos a relevância do profissional da assistência social na sociedade”, afirmou Alinete Brito Cavalcante, assistente social da Apar (Associação de Pais e Amigos de Adolescentes em Risco).

“O serviço social é uma profissão muito desafiadora, principalmente porque auxilia as pessoas na busca de uma melhora de vida, minimizando a situação de vulnerabilidade em que se encontram. Por isso, ser lembrado nesta data é muito motivador para que possamos continuar nosso trabalho”, disse a assistente social Cláudia Donizete.

Para celebrar a data, cerca de 150 assistentes sociais participaram de aula de zumba, momento beleza com direito a maquiagem, corte de cabelo, escova, chapinha e spa para as mãos, além de assistirem a uma palestra motivacional.

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão conta com 49 assistentes sociais que trabalham nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e sede da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Nas unidades, os profissionais fazem o acolhimento de famílias e indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade social ajudando no fortalecimento de vínculos familiares por meio de atividades psicossociais e socioeducativas. Ao todo, 167 profissionais que trabalham na Prefeitura, Fundhas e OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) serão homenageados no evento.

Fundhas

A Fundhas, instituição mantida pela Prefeitura de São José dos Campos há 32 anos, atua com o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e com projetos socioeducativos no contraturno escolar, com programas voltados à música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar e conta com 88 assistentes sociais que estão na linha de frente atuando junto às crianças, adolescentes e suas famílias em suas demandas sociais buscando a emancipação social dos atendidos.