Educadores participam de Seminário de Alfabetização
Atualizado em 15/05/2019 - 16:23
Com o tema “Qual alfabetização queremos?” , cerca de 400 educadores irão receber formação sobre os conceitos de alfabetização na perspectiva das práticas sociais da leitura e da escrita e dos conhecimentos que os alunos de 6 anos podem e devem aprender por meio de cálculos
Com o tema “Qual alfabetização queremos?” , cerca de 400 educadores irão receber formação sobre os conceitos de alfabetização - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, realiza nesta quinta-feira (16), no Cefe (Centro de Formação do Educador), um seminário para atualizar os educadores da rede de ensino municipal sobre as concepções de alfabetização.

Com o tema “Qual alfabetização queremos?”, cerca de 400 educadores irão receber formação sobre os conceitos de alfabetização na perspectiva das práticas sociais da leitura e da escrita e dos conhecimentos que os alunos de 6 anos podem e devem aprender por meio de cálculos.

O evento vai contar com a participação da educadora Carla Tocchet, professora de pós-graduação em Alfabetização no Instituto Vera Cruz, mestranda em Escritura y Alfabetización na Universidad Nacional de La Plata, assessora e formadora de secretarias municipais na área de ensino da língua portuguesa e produtora de materiais didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental.

A mestre em Educação Matemática Maria Priscila Bacellar Monteiro vai abordar as relações que se estabelecem entre o cálculo e o sistema de numeração, enfatizando a maneira como os conhecimentos dos alunos podem avançar, à luz do trabalho com cálculo, em uma perspectiva que não é centrada em atividades mecânicas.

Programa de Educação Continuada

Visando a atualização dos professores e equipe gestoras das unidades escolares sobre as tendências educacionais, o Programa de Educação Continuada organiza durante todo o ano processos de aprimoramento junto aos educadores da rede municipal.

Seminário de Alfabetização 2019
Data: 16/5/2019 - Quinta-feira
Horário: 8h às 10h30
Local: Cefe (Centro de Formação do Educador) - Avenida Olivo Gomes, 250, Santana