'Donas da Rua' agita região sul e fortalece as artistas no hip hop
Atualizado em 15/05/2019 - 18:19
Hip Hop feminino
MC Jessica Sales é uma das convidadas para o encontro deste sábado, na Casa de Cultura Flávio Craveiro - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com uma vasta programação voltada para as artes urbanas, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo preparou o projeto Donas da Rua, encontro de artistas mulheres na cena do hip hop que acontece neste sábado (18), a partir das 16h, na Casa de Cultura Flávio Craveiro.

Com batalhas de MC’s, workshop de estêncil (técnica de aplicação de uma imagem em um molde vazado) e de confecção de bonecas abayomi, apresentação de danças urbanas e intervenções de rappers e DJ’s, o evento promete agitar a população da região sul.

Convidadas

O encontro conta com as intervenções das convidadas Dj Maah Fernandes, da mestra de cerimônia Gleidni Maciel (MC Onix), das MC’s Jessica Sales e Alra Alves, além do grupo de danças urbanas AVD Urban Crew.

O evento é para todos os públicos, mas Gleidni Maciel, a MC Onix, ressalta como é importante ter mulheres na produção dos três elementos do hip hop, que são o rap, o grafite e o DJ, para dar visibilidade às artistas femininas na arte urbana no Vale do Paraíba. “Durante as batalhas, o mestre de cerimônia (MC) interage com o público para deixar o evento ainda mais imersivo e na origem do hip hop, são os MC’s que fazem as rimas, acabaram se tornando os rappers”, explicou Gleidni.

Workshop de Stencil

O workshop será orientado pela artista visual Leen Vandaval que levará imagens de Lauryn Hill, Frida Kahlo, Amy Winehouse e Nina Simone. “É uma oficina prática para confeccionar camisetas e o tema será ‘Mulheres que fizeram história’, para as mulheres escolherem as que mais se identificam”, contou a artista. A atividade é recomendada para maiores de 12 anos, por envolver materiais cortantes.

16h: Recepção das participantes da batalha de MC’s e do público
16h30: Intervenção da DJ Maah