Nova creche começa a ser construída na região sul
Atualizado em 14/05/2019 - 16:51
INICIO DAS OBRAS CRECHE BOSQUE DOS EUCALIPTOS - 13-05-2019 - LUCAS CABRAL
Em um terreno 5.000 metros quadrados, a instituição de ensino terá um bloco educacional com 813 metros quadrados - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Governo do Estado, iniciou as obras para a construção da creche do Bosque dos Eucaliptos, região sul da cidade.

A Litoral Engenharia e Desenvolvimento, vencedora da licitação, já instalou do canteiro de obras no local. 

Em um terreno de 5.000 metros quadrados, a instituição de ensino terá um bloco educacional com 813 metros quadrados, onde serão construídas seis salas de atividade com solário, salas de apoio para higienização dos bebês, sanitários, dois berçários de repouso, uma sala multiuso, cozinha, amplo refeitório, playground e demais dependências administrativas.

Após o término da obra, serão criadas aproximadamente 300 vagas para alunos com idade entre 0 e 5 anos. Com investimento de R$ 1,968 milhão, a previsão é que as obras sejam concluídas em 10 meses.

Outras construções

As obras para a construção da creche do bairro Paineiras 1 começaram na última quarta-feira (8). A unidade, que também será feita em parceria com o Estado, disponibilizará aproximadamente 300 vagas para as famílias da região leste.

Com um investimento R$ 1,997 milhão, a previsão é de que os serviços sejam concluídos em 10 meses.

Neste ano, também será construída uma escola de educação infantil no Santa Hermínia, região leste de São José. A unidade vai disponibilizar 440 vagas para alunos com idade entre 0 e 5 anos.

Ampliações

A Prefeitura de São José dos Campos vai disponibilizar mais 1.300 novas vagas com serviço de reforma e ampliação de 10 escolas de educação infantil em várias regiões da cidade. As vagas foram viabilizadas de acordo com a demanda dos bairros.

As Emeis José Antero Cursino dos Santos, no Jardim Satélite, e Rosana Scarpel da Silva, no Campo dos Alemães, ambas na região sul, já foram entregues para a população. 

Em fase de conclusão estão a IMI Dimeia Maria Ferreira Diniz Endo, no Campos dos Alemães (sul), NEI Elza Maria Dias Mendonça, no Monte Castelo (centro), EMEI Luiz Sundfeld, no Galo Branco (leste), IMI Armilinda Locatelli de Macedo, na Vila Tesouro (leste), Emei Jardim Morumbi (sul) e Cedin Ignês Sagula Fossá, Jardim Limoeiro (oeste).

Nesta semana, foi dada a largada para as obras de reforma e ampliação da Emei Maria José Guido Brogliato Freire, localizada no Jardim Colonial e em breve serão iniciados os serviços no NEI Vicente Simião Luz, no Jardim São Leopoldo, ambos na região sul.

Com as reformas realizadas pela equipe de manutenção da Secretaria de Educação e Cidadania, além de mais salas de aula, os alunos ganham melhorias na infraestrutura.

Primeira infância

Por meio de construções de novas escolas, obras de reforma e ampliação nas unidades existentes, a Prefeitura de São José criou cerca de 7.000 novas vagas em educação infantil para crianças de 0 a 5 anos.

O investimento na primeira infância é uma característica da atual gestão. Em 2017, foram entregues à população escolas de educação infantil nos bairros: Santa Edwiges e Campo dos Alemães, ambos na região sul; Alto da Ponte, região norte; e Jardim Monterrey, leste.

Em 2018, foram concluídos os Cedins Maria Aparecida Segolin Rezende, no Pinheirinho dos Palmares, e Dejanira Moreira Machado dos Santos, no Setville Altos de São José.

Em 2019, serão construídas unidades escolares no Bosque dos Eucaliptos, Paineiras 1 e Santa Hermínia.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania