Museu do Folclore realiza ciclo de palestras na Semana de Museus
Atualizado em 15/05/2019 - 14:19
Fachada do Museu do Folclore
Fachada do Museu do Folclore, onde acontecerá palestras e roda de conversa - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

"Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições", este é o tema da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), de 13 a 19 de maio, e sugerido pelo Conselho Internacional de Museus. A semana acontece, anualmente, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio (sábado).

Baseados neste tema, museus de todo o Brasil estão realizando um total de 3.222 eventos neste período, entre eles o Museu do Folclore de São José dos Campos, que promove um ciclo de palestras e roda de conversa sobre ‘Saberes tradicionais e saberes científicos: pontos de aproximação e conflito’. Os demais museus públicos de São José seguem com a programação normal durante a semana.

O objetivo é mostrar a relação entre a cultura popular, a ciência e a tecnologia, por meio de várias narrativas, envolvendo experiências de trabalho com saberes tradicionais. A programação também faz parte do projeto Dialogando com o Folclore, realizado anualmente pelo museu.

Programação

O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira (16), às 19h30, no auditório do Museu Municipal de São José dos Campos, com a palestra ‘Fusão de Saberes, uma oportunidade de união para sobrevivência da humanidade’, que será ministrada pelo pesquisador Antonio Donato Nobre.

Ainda em maio, está prevista a realização de uma mesa redonda no dia 30, com o cientista Alexandre Marques, os historiadores Fábio Bueno e Maria Siqueira Santos, e dois integrantes da comunidade de Paraibuna, ligados ao estudo e preservação do patrimônio cultural e histórico do município, Otávio Fonseca e Maria Aparecida Fonseca Ribeiro.

A programação prossegue com palestras nos dias 12/6 (John B. Kleba), 27/6 (Germano B. Afonso), 11/7 (Carlos Rodrigues Brandão) e 25/7 (Maria Cândida Moraes).

Objetivo e Gestão

O Dialogando com o Folclore é um projeto desenvolvido anualmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, por meio de cursos e palestras, destinado a estudantes universitários, educadores, pesquisadores e interessados. Tem como objetivo gerar reflexão e diálogo sobre temas importantes ligados aos estudos dos saberes populares.

O Museu do Folclore foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987 e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Outros museus

Além do Museu do Folclore, São José dos Campos tem outros três museus públicos municipais: Museu Municipal de São José dos Campos e Museu de Arte Sacra (sob gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo), Museu de Esportes (sob gestão da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida) e Museu Interativo de Ciências (sob gestão da Secretaria de Educação e Cidadania).

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h, sábados e domingos, 14h às 17h