Idosos da região sul participam de ação para travessia segura
Atualizado em 14/05/2019 - 18:22
MAIO AMARELO CASA DO IDOSO SUL - 14-05-2019 - LUCAS CABRAL
Na atividade, profissionais do EducaMob falaram da importância da atenção dos idosos no papel de pedestres - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Um grupo da terceira idade que frequenta a Casa do Idoso Sul participou, nesta terça-feira (14), de uma atividade sensorial relacionada ao Maio Amarelo, com ênfase na travessia segura na faixa de pedestre. A ação é uma parceria das secretarias de Mobilidade Urbana e de Apoio Social ao Cidadão.

Na atividade, profissionais do EducaMob, setor da Secretaria de Mobilidade Urbana que trata da educação no trânsito, falaram da importância da atenção dos idosos no papel de pedestres, com foco na travessia em faixas, semaforizadas ou não.

A ação integra o Programa #SinaldeGentileza, lançado em março deste ano, com o objetivo de incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

De acordo com dados do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), apresentados na ocasião, em 2017 e 2018, a cidade contabilizou 507 atropelamentos, tendo os idosos como o maior grupo de risco: 18,5%. Por conta disso, diversas ações têm sido feitas com o público da terceira idade.

Glória Silvia Botelho, de 60 anos, mora próximo à Casa do Idoso Sul, onde frequenta desde setembro do ano passado. “O que tiver de atividades eu faço. É uma delícia vir aqui, seja pelos professores ou colegas. A Casa do Idoso é uma terapia, é o nosso remédio”, disse Glória, que participou da atividade e elogiou o programa Sinal de Gentileza.

“Porque em Caraguá as pessoas obedecem a faixa de pedestre?” questionou. “É muito bom (o programa) e se permanecer em longo prazo deve surtir efeito. Aqui mesmo, na avenida da Casa do Idoso, alguns, inclusive eu, às vezes, atravessamos fora da faixa. É importante termos essa educação para o trânsito”, concluiu Glória. A Casa do Idoso Sul está localizada na avenida Adrômeda, no Bosque dos Eucaliptos.

A atividade sensorial foi iniciada pela Casa do Idoso Norte, na semana passada. Na próxima terça-feira (21), será a vez dos frequentadores da Casa do Idoso Centro participarem da ação.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×