Valorização das guardas civis é foco das cidades da região
Atualizado em 13/05/2019 - 18:20
Reunião com Secretários municipais de segurança pública de cidades paulistas. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 13-05-2019
Encontro de gestores municipais de segurança pública destacou a importância da corporação - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Mais investimento federal e estadual para fortalecer a atuação das guardas civis municipais, isenção de impostos na compra de veículos e equipamentos voltados à segurança da população nos municípios e desburocratização em relação a porte e aquisição de armas de fogo pelas corporações com base no recente decreto federal sobre o assunto.

Em linhas gerais, essa foi a pauta alinhada no encontro de secretários e gestores municipais da área de segurança pública da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral, realizado nesta segunda-feira (13) em São José dos Campos. Participaram da atividade 42 pessoas, entre elas dirigentes do setor da capital e das outras regiões administrativas do estado.

No evento, foi escolhido o representante da região, que é o secretário de Segurança Pública de Pindamonhangaba, José Sodário Viana. Ele participará de reuniões com as demais secretarias estaduais, ajudando a construir uma pauta conjunta.

Cidades presentes

• Campinas
  • Cruzeiro
  • Guaratinguetá
  • Igaratá
  • Leme
  • Lorena
  • Mairiporã
  • Mogi das Cruzes
  • Monteiro Lobato
  • Pindamonhangaba
  • São Caetano do Sul
  • São José dos Campos
  • São Paulo
  • Taubaté
  • Ubatuba
  • Valinhos

Guarda joseense em destaque

Segundo pesquisa divulgada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), a Guarda Civil Municipal de São José dos Campos é a melhor de São Paulo. O levantamento, referente ao último trimestre do ano passado, foi realizado nas 10 maiores cidades do Estado.

A Prefeitura vem melhorando a estrutura da Guarda Civil Municipal, com aquisição de carros elétricos, armamentos e coletes à prova de balas. Porém, a capacitação das pessoas é o mais importante investimento na corporação, que agora passou a ter 338 agentes.