São José tem a melhor guarda municipal do Estado
Atualizado em 10/05/2019 - 18:39
Novo armamento da Guarda Municipal (Pistola 380). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 10-05-2019
Corporação joseense ficou em primeiro lugar na pesquisa realizada nas 10 maiores cidades paulistas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Segundo pesquisa divulgada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), a Guarda Civil Municipal de São José dos Campos é a melhor de São Paulo. O levantamento, referente ao último trimestre do ano passado, foi realizado nas 10 maiores cidades do Estado.

A corporação joseense registrou 603 pontos. Ela lidera o ranking, à frente de Sorocaba e Campinas, respectivamente em segundo e terceiro.

As pesquisas da Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação, a partir da avaliação feita pelos próprios munícipes. Ao todo, foram entrevistados 400 moradores em cada um dos municípios estudados.

Essa posição no topo entre os maiores municípios paulistas, incluindo a capital, é resultado do investimento da Prefeitura na capacitação de profissionais e melhoria na estrutura da Guarda Civil Municipal, como aquisição de carros elétricos, armamentos e coletes à prova de balas. Atualmente a corporação joseense tem 338 agentes.