Prefeitura de São José realiza licitação da Via Jaguari
Atualizado em 10/05/2019 - 15:49
Via Jaguari - 27-03-2018
Via Jaguari vai reduzir o tráfego de caminhões nos bairros da região norte, o que promoverá melhoria no trânsito - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta sexta-feira (10), a concorrência pública para as obras da Via Jaguari, interligação entre a região norte ao centro da cidade. Três empresas participaram do certame: Construções, Engenharia e Pavimentação Enpavi Ltda; DP Barros - Pavimentação e Construção Ltda e Cavalcante Construtora e Incorporadora Ltda ME.

O edital de licitação tem valor global de R$ 32,751 milhões. O prazo de entrega é de 18 meses. A construção será viabilizada por meio de convênio entre a Prefeitura de São José e o Governo do Estado.

O traçado vai começar na Via Norte, margear a linha férrea, transpor o rio Paraíba e seguir até a Estrada da Petybon. Serão quatro quilômetros de via, em ambos os sentidos, incluindo a construção da ponte.

Novo acesso para o centro, a Via Jaguari vai reduzir o tráfego de caminhões dentro dos bairros da região norte, o que promoverá melhoria no trânsito e mais segurança a moradores e motoristas.

A documentação apresentada pelas três participantes da licitação passará por análise técnica na Prefeitura.

Obras viárias

Paralelamente, a Prefeitura de São José prossegue em ritmo acelerado com a construção da Via Cambuí ao longo dos 8,6 quilômetros de extensão. Trata-se da maior obra viária da história de São José, que ligará as regiões centro, leste e sudeste.

O Arco da Inovação, ponte estaiada para desafogar o trânsito na Rotatória do Colinas, principal ponto de congestionamento da cidade, e a nova Rotatória do Gás, na região leste, são outras obras importantes já iniciadas pela atual gestão.