Conexão leva alegria, serviços e muita música ao Pinheirinho
Atualizado em 09/06/2019 - 22:40
Conexão Juventude Pinheirinho dos Palmares  09 06 2019
Público interage com o grupo UrbanMix e forma uma grande roda para curtir música e coreografia juntas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Jovens, crianças e adultos do conjunto habitacional Pinheirinho dos Palmares e imediações, na região sudeste, tiveram neste domingo (9), entre 14h e 19h, uma tarde de muita diversão e benefícios. Em sua segunda ida ao local, o Conexão Juventude foi um sucesso.

A grande novidade desta edição foi a chegada de uma viatura do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), que agradou em cheio ao público jovem com a abertura de cadastros para dois programas que oferece: estágio e Jovem Aprendiz.

No programa Jovem Aprendiz, destinado a jovens entre 14 e 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio, o contratado fica quatro dias na empresa e um no Ciee para capacitação. Os incluídos no programa são remunerados e os contratos são assinados por no mínimo dois anos.

O programa de estágios do Ciee já é bem conhecido por recrutar boa parte dos estudantes da cidade. Podem ser beneficiados os jovens que estejam frequentando curso técnico ou superior.

Outra novidade do Conexão no Pinheirinho foi a participação de estudantes de enfermagem da Faculdade Anhanguera na tenda da Secretaria de Saúde da Prefeitura para a medição da pressão arterial da população presente ao evento.

A Secretaria de Saúde também distribuiu preservativos e material informativo sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e divulgou a oferta nas UBSs (unidades básicas de saúde) dos testes rápidos para sífilis, Aids e hepatites B e C. Basta comparecer a qualquer UBS com documento de identidade.

Diversão e serviços

Mas o dia no Conexão não foi dedicado somente a assuntos sérios. As crianças curtiram bastante a grande oferta de brinquedos e jogos. Os mais procurados foram jogos de realidade virtual, games, touro mecânico e pula-pula. Tudo alimentado a muita pipoca e algodão doce.

Os jovens e adultos preferiam usufruir os serviços oferecidos pelo programa Conexão. Filas se formaram o tempo todo nas tendas do Espaço da Beleza, onde o público feminino fazia sobrancelhas e maquiagem, e do corte de cabelo, para o sexo masculino.

Como sempre, o Conexão é embalado por música de ótima qualidade. Desta vez, as atrações foram a DJ Maah Fernandes, o grupo Batucada e o UrbanMix. A dupla sertaneja Pedro Henrique e Matheus, que possui cerca de 1 milhão de “views” no Youtube, fechou o evento com muito sucesso.

Festa da família

Embora tenha como foco a juventude, o Conexão vai muito além, transformando-se em uma festa para toda a família. É o caso de Carlos Henrique Almeida Matos de Souza, de 27 anos, morador no Pinheirinho há cerca de dois anos. Enquanto a esposa Letícia fazia a sobrancelha, ele curtia a música dançante do UrbanMix com os filhos Luiz Felipe, de 4 anos, e Isaemanuelle, de 1 ano e 8 meses.

“Nós estamos curtindo a festa, está tudo muito bom”, resumiu ele, dizendo que foi a primeira vez que participou do Conexão. Garantiu que pretende repetir a dose.

Próxima ao palco, Júlia Reis, 18 anos, também moradora do bairro, curtia a música ao lado do carrinho onde estava o pequeno Kauan Victor, de apenas 1 ano. “Estou gostando de tudo, mas o som está muito bom mesmo”, disse.

Paola Regina Santos, 31 anos, amiga de Júlia, adorou a tarde passada no Conexão. Ela levou os quatro filhos para a festa e cada um aproveitou ao seu modo. “O Gabriel [12 anos] está cortando o cabelo e os outros estão todos se divertindo nos brinquedos”, informou.

Próximas edições

O próximo Conexão Juventude será realizado no dia 30 de junho e o local já está definido. Será no Residencial Righi, na região leste. E no dia 28 de julho, uma grande novidade: a edição especial do Conexão no Centro da Juventude, região sul, que vai marcar a comemoração do aniversário da cidade.