Campanha do Agasalho leva calor para São Francisco Xavier
Atualizado em 08/06/2019 - 20:49
Campanha do Agasalho em São Francisco Xavier   08 06 2019
Campanha do Agasalho realiza décima terceira Loja Solidária, desta vez no distrito de São Francisco Xavier - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Fundo Social de Solidariedade

O Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura de São José dos Campos, realizou na manhã deste sábado (8), a Loja Solidária da Campanha do Agasalho 2019, no distrito de São Francisco Xavier, na região norte do município.

A Loja Solidária oferece à população uma série de artigos recebidos pelo Fundo Social por doação, como roupas, cobertores, calçados, acessórios, malas, objetos de decoração e brinquedos.

Em São Francisco, desde 9h da manhã e até cerca de 11h30, as pessoas, mulheres e crianças em sua maioria, chegavam e eram cadastradas na entrada do Salão Paroquial, bem no centro do distrito.

Após o cadastro, eram liberados grupos de 15 pessoas, que entravam no salão e permaneciam por 15 minutos. Nesse tempo, podiam escolher até 30 peças entre os artigos expostos. As crianças presentes tinham direito de escolher um brinquedo.

Todos os itens da loja foram bem organizados e identificados por etiquetas. Uma equipe do Fundo Social auxiliou as pessoas a encontrar o que procuravam. À medida que os itens eram retirados, novos foram acrescentados à loja, de forma que sempre existia uma boa oferta para a população.

A Campanha do Agasalho deste ano prevê a realização de 25 Lojas Solidárias. A primeira foi montada no dia 20 de maio, no bairro Bonsucesso (região norte), e a última está prevista para o dia 18 de julho, no Putim (região sudeste).

A Loja de São Francisco Xavier é a décima terceira da campanha deste ano. Deveria ser a primeira, porém o Salão Paroquial não estava disponível para que isto ocorresse. O Fundo Social procura programar os locais da campanha começando pelos bairros rurais e seguindo em direção à região central.

Para que a Campanha do Agasalho tenha sucesso, o Fundo Social conta com a generosidade das doações de pessoas físicas e empresas. Neste ano, por exemplo, uma grande loja de produtos esportivos doou itens da sua linha e também 23 mil cabides para incrementar os produtos à disposição da população.

Aprovação

As pessoas atendidas na Loja Solidária de São Francisco Xavier, em sua maioria moradora do centro do distrito e de bairros próximos, aprovaram o sistema utilizado para a escolha dos artigos de que necessitavam.

“É o primeiro ano que eu venho, fiquei sabendo porque minhas filhas viram na Internet e me avisaram”, explicou Maria Nilza de Almeida, 62 anos, moradora no centro do distrito. Desempregada, com nove filhos e três netos, ela foi à Loja acompanhada da filha Adelma.  

Rosalina Nunes de Barros, 52 anos, do Bairro dos Remédios, também participou de sua primeira Campanha do Agasalho. “É importante para a gente porque aqui faz muito frio, tem noites que usamos até quatro cobertores e mesmo assim não dá para esquentar direito”, disse.

Ela entrou no salão com a filha Sandra, a nora Gabriela e os netos Vitória e Samuel. Todos saíram satisfeitos com o que encontraram. “Estava muito bom, escolhi roupas para as crianças, os filhos e o marido”, garantiu Rosalina.

Para mais informações sobre a Campanha do Agasalho 2019, acesse o site www.doasaojose.com.br, ou pelo telefone 3911-8060.

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundo Social de Solidariedade