Semana do Meio Ambiente terá atrações no fim de semana
Atualizado em 07/06/2019 - 14:08
Audiência do Plano Diretor em São Francisco Xavier 05-05-2018
Distrito de São Francisco Xavier terá uma programação especial durante todo o sábado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Plantio, palestra, atrações culturais e feira ambiental dão sequência à programação da Semana do Meio Ambiente neste fim de semana em São José e no distrito de São Francisco Xavier.

Nesta sexta-feira (7), às 15h, acontece o plantio de 10 árvores frutíferas na Escola Estadual João Cursino, onde os alunos participarão plantando mudas de espécies nativas.

Ainda nesta sexta-feira, às 19h30, acontecerá a palestra sobre Resíduos Sólidos e Sustentabilidade na Escola Estadual Armando D’Oliveira Cobra. A palestra será realizada pelo diretor de Gestão Ambiental, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que abordará as boas práticas na relação das pessoas com os resíduos gerados no cotidiano a partir do princípio dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

No sábado (8), em São Francisco Xavier, a partir das 9h, acontece um mutirão para limpeza do Rio do Peixe, promovido por um grupo de voluntários da comunidade com o apoio da Prefeitura. O ponto de encontro será na Praça Cônego Antonio Manzzi.

A Praça Cônego Manzi sedia, das 10h às 22h, uma feira ambiental, realizada como apoio do Conselho Gestor da APA de São Francisco Xavier. A feira contará com exposições de projetos socioambientais, projeto “rua de lazer”, contação de histórias para crianças e atrações da Fundação Cultural. Às 10h, será apresentado o espetáculo musical “O Vale Encantado”, com a Cia Cultural Bola de Meia.

Às 17h, haverá uma roda de conversa sobre “Controle de Javali”, organizado pelo Conselho Gestora da APA São Francisco Xavier. Já a partir das 20h, o músico Wagner Vilela realizará um show ao vivo na praça.

No domingo (9), às 10h, será realizada a instalação e inauguração de um Ecoponto de coleta do Parque Vicentina Aranha. A atividade acontece em parceria com a empresa Molécoola, que atua com base na educação ambiental e na logística reversa de recicláveis pós-consumo, incentivando a destinação correta de resíduos, através de um programa de fi­delidade ambiental (APP).

O Ecoponto tem o intuito de engajar as pessoas para uma mentalidade sustentável, criando um ciclo de ­fidelidade ambiental.

Semana do Meio Ambiente 2019

A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com o apoio de diversas secretarias, autarquias, fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos.

A programação envolve diversas atividades educativas, palestras, exposições e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Confira a programação e participe.