Manutenção garante 'bola rolando' em 60 campos de futebol
Atualizado em 07/06/2019 - 18:13
CAMPO FUTEBOL JARDIM ORIENTE - 07-06-2019 - LUCAS CABRAL
Em média, é feita manutenção em seis campos de futebol por dia, conforme programação definida pela Prefeitura - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Toda semana um time de roçada da Secretaria de Manutenção da Cidade é escalado para entrar, literalmente, em campo e garantir que o gramado de 60 campos de futebol mantidos pela Prefeitura fique em condições de receber jogos de equipes amadoras e atividades das escolinhas de futebol.

Em média, é feita manutenção em seis campos de futebol por dia, conforme programação definida pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. O trabalho é realizado com o uso de duas máquinas de cortar grama (trator e giro zero), além de roçadeiras para finalizar beiras e cantos do gramado. A manutenção também inclui serviços de alvenaria, hidráulica e de pintura.

Troca de grama

Este ano já foi feita a troca de grama dos campos de futebol do Parque Novo Horizonte e Jardim Itapuã, ambos na região leste; Jardim Morumbi, sul; e Jardim das Indústrias, oeste. Também está sendo trocada a grama do campo do Parque Interlagos, na região sudeste. Além de novo gramado, está em construção um banco de reservas.

No campo 7 de setembro, no Jardim Telespark, região norte, e do Jardim Jussara, na região central, foi realizado serviço de replantio de grama

Incentivo ao futebol amador

Espalhados pela cidade, os campos de futebol são utilizados por 300 equipes amadoras, incluindo categorias menores de 18 anos. Recebem Copas Populares, campeonatos da Acaf (Associação de Clubes Amadores de Futebol de São José dos Campos), copas regionais e joseenses. Também abrigam atividades de 20 escolinhas de futebol.

Confira a relação de campos e endereços.