Guarda ganha novas motos e tablets para melhorar segurança
Atualizado em 07/06/2019 - 12:33
Entrega de tablets e viaturas da Guarda Municipal e PM para atividade delegada. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-06-2019
Modernização e ampliação das frotas da Secretaria de Proteção ao Cidadão têm reforçado as ações do São José Unida - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, ampliando as ações do Programa São José Unida, que une todas as forças policiais para melhorar a segurança no município, vai entregar nesta sexta-feira (7) 10 motos para a GCM (Guarda Civil Municipal) e 10 motos para a Atividade Delegada, em parceria com a Polícia Militar.

Na solenidade, programada para as 10h no Cefe (Centro de Formação do Educador), também será anunciada a modernização dos sistemas de patrulhamento da GCM e de ações da Defesa Civil com o uso de 40 novos tablets.

As 20 motos permitirão aos guardas municipais e aos policiais da Atividade Delegada mais mobilidade e agilidade no trabalho diário, alcançando os bairros mais distantes de São José.

A GCM conta ainda com 30 carros elétricos, a única frota no Ocidente, sendo superada no mundo apenas pela China, para a realização de patrulhamento preventivo para preservação dos prédios públicos como escolas e unidades de saúde, entre outros. Já a Atividade Delegada dispõe de 7 viaturas.

A modernização e ampliação das frotas da Secretaria de Proteção ao Cidadão têm reforçado as ações do São José Unida, programa criado pela Prefeitura para integrar o trabalho das forças policiais da cidade e diminuir os índices de criminalidade.

Atividade Delegada

A Atividade Delegada retornou a São José em setembro de 2017 graças a convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, através da lei 9507/17.

Além do centro comercial, mais de 30 bairros já foram atendidos neste período, com 640 rondas.

A legislação atribui aos policiais militares a competência delegada pelo município para fiscalização no comércio irregular e em ações contra a perturbação do sossego público, dentre outros alvos, reforçando a segurança da população.

Atualmente, uma média de 40 PMs trabalham diariamente, em horário de folga, fardados e equipados, em operações programadas para áreas previamente definidas em plano de trabalho elaborado pela Polícia Militar em conjunto com a Prefeitura. Aos domingos, são 10 PMs.

Tablets

A partir desta sexta-feira (7), também será implantado o novo sistema de gestão da Guarda Civil Municipal, que permitirá monitoramento das ocorrências, com georreferenciamento das mesmas e mapa com a localização de cada viatura.

Integrado a uma plataforma mobile (tablet), após o despacho da viatura a ocorrência é enviada ao dispositivo, tornando a comunicação eficaz, otimizando recursos e promovendo maior agilidade nos atendimentos.

Além disso, o sistema permite o gerenciamento dos demais itens que interagem com a gestão da GCM, tais como escala, almoxarifado e rastreamento de viaturas, entre outros.

Dos 40 tablets, 35 serão utilizados pela GCM e 5 ficarão à disposição dos agentes da Defesa Civil.

Capacitação e preservação

Segundo recente pesquisa divulgada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), a Guarda Civil Municipal de São José é a melhor de São Paulo. O levantamento, referente ao último trimestre do ano passado, foi realizado nas 10 maiores cidades do Estado.

A Prefeitura vem melhorando a estrutura da Guarda Civil Municipal, com aquisição de carros elétricos, armamentos e coletes à prova de balas. Porém, a capacitação das pessoas é o mais importante investimento na corporação, que agora passou a ter 338 agentes.

Todas estas melhorias têm contribuído para aprimoramento do trabalho dos guardas municipais na preservação do patrimônio público.