Crianças do Pinheirinho plantam mudas nesta quinta
Atualizado em 06/06/2019 - 18:03
PLATIO INSTITUTO MATERNO INFANTIL PINHEIRINHO DOS PALMARES - 06-06-2019 - PMSJC
Crianças do Pinheirinho dos Palmares comemoram o plantio de árvores na creche - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Um grupo de crianças do Cedin Maria Aparecida Segolin Rezende, no Pinheirinho dos Palmares, participou nesta quinta-feira (6) das atividades da Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos. Os alunos tiveram a curiosa experiência de plantar árvore pela primeira vez.

A área verde da escola recebeu o plantio de 10 mudas frutíferas e típicas da Mata Atlântica e Cerrado, como Araçá, Cereja-do-Rio-Grande, Pitanga, Cambuci, Goiaba, Jabuticaba, entre outras.

Muito empolgados, os pequenos se divertiram com a atividade, experimentando o contato com a terra, a água e as plantas.

Mesmo tão pequenos e inocentes, já souberam expressar o que aprenderam com a ação. “As árvores são importantes para nos dar maças, nos alimentar e cuidar da gente”, disse o aluno Marcelo Eduardo, 6 anos, comprometendo-se a cuidar delas. “Vou dar água e sol para elas”, completou.

Emily Vitória, de 4 anos, também gostou de plantar a muda no berço de terra. “Vou ajudar a regar e vê-la crescer”, contou.

É com esse objetivo que a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade vem promovendo a implantação de árvores frutíferas na cidade. Além de incentivar a arborização urbana e a preservação da biodiversidade, atividades como estas despertam o vínculo com a natureza e resgatam o conhecimento sobre frutas tradicionais da nossa região que foram se perdendo com o passar do tempo.

São Francisco Xavier

No Distrito de São Francisco Xavier, os alunos da Emef Mercedes Rachid Edwards também participaram de atividades da programação da Semana do Meio Ambiente.

Pela manhã, os alunos participaram do plantio de uma horta mandala de ervas e temperos. A geometria da horta mandala possibilita o melhor aproveitamento dos espaços, agregando ainda um resultado paisagístico surpreendente.

Na parte da tarde, foi realizada uma roda de conversa sobre hortas nas escolas, que representam verdadeiros laboratórios didáticos ao ar livre, integrando diversas disciplinas, desde biologia a matemática.

O Programa Hortas Urbanas, coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, orienta e incentiva sobre o cultivo de hortaliças, ervas e temperos para o dia-a-dia em pequenos espaços, despertando a consciência ambiental e estimulando a alimentação saudável.

Semana do Meio Ambiente 2019

A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com o apoio de diversas secretarias, autarquias, fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos. A programação envolve diversas atividades educativas, palestras, exposições, passeio ciclístico e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Confira a programação e participe.