Plantio celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente
Atualizado em 05/06/2019 - 18:55
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE PLATIO DE ARVORE JARDIM SATELITE - 05-06-2019 - PMSJC
Plantio no Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção para a importância das árvores na cidade - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Com música, malabares e mais verde, a comunidade do Jardim Satélite vivenciou uma manhã especial com a celebração do Dia Mundial do Meio ambiente e a chegada de duas novas “moradoras” ao bairro.

As mudas de árvore das espécies ipê branco e quaresmeira foram plantadas nas calçadas em frente à residência de dois cidadãos que fizeram a solicitação à Prefeitura. Em breve, elas irão embelezar a paisagem do bairro.

A iniciativa, embalada pelas canções da tradicional Banda de Santana, cuja participação tem o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, chamou a atenção dos moradores para a importância das árvores no ambiente urbano.

Estudantes da Escola Estadual Professor Nelson do Nascimento Monteiro participaram do plantio e do gesto de cidadania. A oportunidade também foi uma aula prática da disciplina que está mostrando aos alunos sobre o planejamento do bairro e a qualidade de vida na cidade.

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Letícia Vitória, 17 anos, mostrou que já sabe a diferença que estas árvores trarão.

“É importante não apenas pela estética do bairro, mas pela questão biológica também. Porque se tem uma árvore, também terá um passarinho, pequenos animais, mais sombra, então é importante para o ambiente também. Com o ecossistema equilibrado e mais árvores, o ar fica melhor. E para uma cidade grande como São José é bonito ter essa região arborizada”, destacou.

Para Vera Ferreira, 60 anos, que vive há 48 anos no Jardim Satélite, o plantio é motivo de comemoração.

“Nós sempre tivemos árvores plantadas aqui. Na minha casa mesmo, já é a segunda vez que plantam. É muito importante. A natureza, a atmosfera e nosso ar puro agradecem.”

As atividades prosseguem nesta quinta (6), às 9h, com o plantio de 10 mudas frutíferas típicas da Mata Atlântica e do Cerrado no Instituto Materno-Infantil Pinheirinho dos Palmares, região sudeste da cidade. A ação contará com a participação das crianças.

Gestão da Arborização

A ação também representa uma nova etapa para a arborização urbana no município, pois marca o início dos trabalhos da OSC (Organização da Sociedade Civil) Amigos da Biblioteca para a administração e gestão do patrimônio arbóreo público.

O trabalho inclui atividades do Plano Municipal de Arborização Urbana, elaboração do inventário de floresta urbana, laudos técnicos, além de ações de comunicação, mobilização e educação ambiental.

São Francisco Xavier

No distrito de São Francisco Xavier, as crianças da Emef Mercedes Rachid Ewards tiveram uma atividade especial na escola. Elas participaram de uma oficina de origami de jacutingas promovida pela Save Brasil. Por meio do projeto Jacutinga, a entidade promove desde 2010 a reintrodução e o monitoramento desta espécie nos remanescentes de mata atlântica.

Nesta quinta-feira (6), a escola também terá atividades da programação da Semana do Meio Ambiente com o plantio de uma horta mandala e uma roda de conversa sobre hortas.

Semana do Meio Ambiente

A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com o apoio de diversas secretarias, autarquias, fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos. A programação envolve diversas atividades educativas, palestras, exposições, passeio ciclístico e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Confira a programação e participe.