Museu do Folclore realiza palestra com professor John Kleba
Atualizado em 05/06/2019 - 18:10
Teatro no Museu Municipal
Folclorista Angela Savastano fala na abertura do segundo encontro do projeto Dialogando com o Folclore - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Já estão abertas as inscrições para a palestra que o professor John B. Kleba, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), ministrará em 12 de junho sobre ‘Conhecimentos tradicionais e ciência: o caso da medicina tradicional e outros casos'. O encontro será realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, às 19h30, no auditório do Museu Municipal, pelo projeto Dialogando com o Folclore.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site do Museu do Folclore até 11 de junho. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado digital. Inscreva-se aqui.

Este é o terceiro encontro do projeto Dialogando com o Folclore, que neste ano tem como tema os ‘Saberes tradicionais e saberes científicos: pontos de aproximação e conflito’. A intenção é mostrar a relação entre a cultura popular, a ciência e a tecnologia, por meio de várias narrativas, envolvendo experiências de trabalho com saberes tradicionais. Confira aqui a programação completa, que vai até julho.

Conteúdo

“A relação entre conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos se coloca, atualmente, num contexto de assimetrias e de falta do devido reconhecimento por parte das políticas públicas. Essa relação fica clara na proteção intelectual envolvendo patentes”, afirma John Kleba.

Em sua palestra, Kleba abordará a questão da biopirataria, no marco regulatório da Convenção da Biodiversidade, e mais amplamente, as diferentes formas de apropriação de saberes.

Também será apresentado o caso da Pacari, uma rede de 80 iniciativas locais do Cerrado, que compartilha seus conhecimentos tradicionais medicinais (CTM) e de como tem sido a luta para se reinventarem diante dos desafios contemporâneos. A Pacari conecta questões de preservação ambiental, saúde popular e acesso e repartição de benefícios.

Perfil

John Bernhard Kleba é professor associado 2 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica , em São José dos Campos (SP), onde leciona nas áreas de Sociologia e Ciência Política. Suas linhas de pesquisa incluem: Engenharia e Projetos de Impacto Social; Estudos Sócio Legais; Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade; Filosofia Política; e Propriedade Intelectual.

Possui mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Bielefeld, Alemanha – CAPES (2000), pós-doutorado em Estudos Sócio Legais – CNPq (2011) e em Estudos de Filosofia Moral e Ciência Política – FAPESP (2014), ambos na Universidade de Warwick, Inglaterra.

Trabalhou como pesquisador colaborador junto ao Centro de Pesquisas em Direito Ambiental Europeu, FEU, e também no Centro de Informações sobre Direitos Humanos e Desenvolvimento, ambos em Bremen, Alemanha (2000-2004). Organizou dois congressos internacionais (São Paulo e Coventry, Inglaterra) e realizou diversas pesquisas financiadas por agências de fomento brasileiras e alemãs.

Projeto e gestão

O Dialogando com o Folclore é um projeto desenvolvido anualmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, por meio de cursos e palestras, destinado a um público diverso como estudantes universitários, educadores e interessados.

O Museu do Folclore foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e, atualmente, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu Municipal de SJC (local das palestras)
Praça Afonso Pena, 29 – Centro

Museu do Folclore de SJC