Jovens iniciam curso de empreendedorismo à distância
Atualizado em 05/06/2019 - 18:06
Três alunos
Aline, Dalila e Guilherme estão no grupo de 50 alunos do curso que ensina a empreender - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Foi aberto nesta quarta-feira (5) o acesso dos 50 alunos à plataforma do curso sobre empreendedorismo promovido pela Prefeitura de São José dos Campos. O curso é realizado na modalidade EAD (Ensino à Distância).

A atividade é destinada a jovens entre 15 e 29 anos e faz parte do programa Inova Jovem, da Secretaria Nacional da Juventude. Chegou a São José dos Campos através de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal e está sendo coordenado pelo Departamento de Políticas Públicas para a Juventude, um órgão da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

As inscrições foram feitas pelo programa Qualifica São José e a procura foi grande. No dia 29 de maio foi realizada a única reunião presencial prevista na atividade. Os alunos que conseguiram uma das 50 vagas terão até três meses para concluir o curso. Após esse prazo, os que conseguirem aprovação receberão certificados.

O Inova Jovem é um programa nacional voltado à juventude que sonha em mudar de vida por meio do empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio.

Empreender

Durante a reunião presencial do dia 29, os alunos compareceram para confirmar a matrícula e receber orientações. Na maioria dos rostos, o que se viu foi uma grande expectativa de poder aprender a ser um empreendedor, ter o próprio negócio e realizar sonhos.

Aline Garavelo, 25 anos, moradora no Jardim Copacabana, na região leste, é recém-formada em arquitetura e pretende abrir um escritório. “O curso vai trazer um bom aprendizado para esse momento da minha vida”, afirmou.

Já Dalila Maia, 20 anos, da Vila Cristina, região norte, vê o aprendizado como uma alternativa para o mercado de trabalho. “O empreendedorismo é muito bom, mas não deve ser uma regra para a gente ter uma atividade, é um complemento”, observou a jovem, que já iniciou o curso de serviço social e pretende retomá-lo assim que possível.

Quem também já tem uma meta concreta é Guilherme Natan, 17 anos, do Jardim Oriente, região sul. Ele tem o projeto de montar um restaurante e seguir a vocação que já é de sua família. “São José dos Campos tem muita concorrência na área da gastronomia, por isso é importante aprender para ser competitivo”, disse.

O Departamento de Políticas Públicas para a Juventude é responsável por vários programas e ações destinados aos jovens do município. Entre eles destacam-se o Conexão Juventude, a Quinta da Juventude e o Cidade Cidadã. Mais informações sobre as atividades do Departamento, pelo fone 3932-8693 ou WhatsApp (12) 99618-2941.