Dia do Meio Ambiente na Fundhas tem aprendizado e diversão
Atualizado em 05/06/2019 - 17:56
Dia Mundial do Meio Ambiente - Semana do Meio Ambiente Fundhas
Durante a Semana do Meio Ambiente, Centro Ambiental da Fundhas recebe visitas e oferece oficinas para a comunidade - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

O Centro de Estudos Ambientais da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) ficou movimentado nesta quarta-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Cerca de 160 pessoas, entre alunos, professores, profissionais da instituição e visitantes passaram pelo local para prestigiar os trabalhos apresentados pelas unidades durante este semestre.

Os visitantes puderam conhecer também o Centro de Estudos Ambientais, área de cerca de 3.000 m² que funciona como uma sala de aula ao ar livre para educadores e alunos durante todo o ano. Experimentos e degustação de chás e de mandioca orgânica também fizeram parte da programação do dia.

Entre os trabalhos expostos, há experiências sobre fotossíntese, horta orgânica e compostagem, erosão e vazão de água, os ‘Mandamentos da Ecologia’, plantios e uma trilha guiada na mata ciliar.  A data marca ainda a conclusão do projeto inovador de banheiro ecológico da Fundhas, construído por crianças, adolescentes e profissionais da unidade Jorge Alegre.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até esta sexta-feira (7) e oferece vivências com aprendizados sobre abelhas sem ferrão, cultivo de bromélias e orquídeas e reaproveitamento de água da chuva para criação de peixes. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever pelo site da Fundhas. As vagas são limitadas.

Protagonismo e conscientização

Os alunos foram os grandes protagonistas do evento, apresentando os projetos, realizando experimentos e explicando sobre as espécies encontradas na trilha. Todas as atividades foram acompanhadas e orientadas por educadores, técnicos agrícolas e equipe do eixo ambiental da Fundhas.

Para Sarah Gabriela de Oliveira, 15 anos, da unidade Leste, a experiência sobre fotossíntese deixou um aprendizado claro. “Sem oxigênio a gente não sobrevive e as plantas são importantes por causa da fotossíntese. Aprendi que não podemos desmatar e nunca prejudicar a natureza”, contou.

Na unidade Dom Pedro, o foco do projeto foi o uso consciente da água. Gabriel Silva Carvalho, 15 anos, explicava aos visitantes sobre o ciclo natural da água e compartilhava experiências. “Nós visitamos a Estação de Tratamento de Água de Jacareí e vimos todo processo que leva água para as casas. Hoje viemos apresentar o projeto e, para o grupo, fica o aprendizado mais importante que é saber usar bem a água”, disse.

“As atividades de Meio Ambiente na Fundhas são as minhas preferidas, acho importante, pois todos devem respeitar e amar a natureza”, destacou Nicolas Andrade, 10 anos, da unidade Embraer. O garoto ficou responsável por dar uma aula sobre a importância das minhocas na terra e acompanhou amigos com a exposição de cartazes.

A importância da reciclagem de lixo foi destacada por Rian Chagas, 10 anos, da unidade Dom Bosco. "Tem coisas que podem parecer lixo, mas podemos reaproveitar e contribuir com a natureza", frisou.  

Aprovação dos visitantes

Um grupo de alunos e professores do Colégio Evolução, do Parque Industrial, participou do evento e aprovou a iniciativa. “Foi divertido, curti muito esse contato com a natureza. Não sabia que a mandioca é uma raiz, gostei de saber também que as plantas ajudam a purificar a água”, observou Maria Clara Roguesti, 10 anos.

O colega de Maria, Cauê Primon, 10 anos, ficou animado com o plantio e colheita na horta.  “Estou adorando esse passeio aqui pela Fundhas, vi vários tipos de plantas, aprendi sobre a importância de cuidar do meio ambiente, da terra, da água e também de reciclar o lixo em casa”, contou.

Programação

Na quinta-feira (6), visitantes, funcionários e alunos poderão participar do dia de campo para aprender mais sobre abelhas sem ferrão e o cultivo de orquídeas e bromélias.

A programação se encerra na sexta-feira (7) com oficina sobre reaproveitamento de água da chuva e criação de peixes durante a manhã. De tarde, funcionários Pratas da Casa e alunos irão plantar mudas na mata ciliar da sede da Fundhas. 

Veja aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente da Fundhas e participe!
Veja aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente do Município e participe!


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×