Conselho da Pessoa com Deficiência avança em temas essenciais
Atualizado em 05/06/2019 - 18:32
Reunião do Conselho da Pessoa com Deficiência. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 05-06-2019
Reunião do Conselho - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São José dos Campos acelerou, neste primeiro semestre, as discussões sobre iniciativas como “calçada segura” e atendimento a autistas da cidade.

O papel do Conselho é propor, acompanhar, controlar e avaliar as políticas públicas de inclusão e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Todas as primeiras quartas-feiras do mês, os conselheiros se reúnem para debater pautas importantes para o município.

“Neste momento, duas discussões estão bem avançadas, como calçada segura. É uma lei que orienta a construção desse calçamento adequado para todos, incluindo a pessoa com deficiência. Ainda tem o atendimento à pessoa com autismo na cidade. Claro que todas as ações e discussões são reflexos de uma ação conjunta entre conselho, sociedade e prefeitura. Pretendemos avançar ainda mais com esse olhar atento a todas as ações”, concluiu o presidente, Atila Araújo

O atual Conselho é composto por 16 membros paritários do poder público e da sociedade civil e que irá atuar até 2020. Integram o grupo representantes da sociedade civil, usuários dos serviços ou pertencentes às OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que trabalham com a pessoa com deficiência e pela Administração Pública por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e das Secretarias de Apoio Social ao Cidadão, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida, Saúde, Urbanismo e Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e Gestão Habitacional e Obras.