SOS Dental encaminha mais de 500 pacientes para atendimento
Atualizado em 04/06/2019 - 16:43
Programa SOS Dental. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 20-05-2019
Atendimento odontológico de urgência ocorre na clínica Coife Odonto, por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O programa SOS Dental, implantado pela Prefeitura de São José dos Campos em 22 de maio, já encaminhou 527 pacientes, de todas as regiões da cidade, à clínica credenciada para realizar os atendimentos de emergência odontológica na rede municipal de saúde.

O atendimento de urgência ocorre na clínica Coife Odonto (rua Vilaça, 687, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por encaminhamento exclusivo por parte das Unidades Básicas de Saúde, do Famme e do CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas).

Com o atendimento de emergência agora sendo realizado na clínica credenciada, a Secretaria de Saúde consegue aumentar em cerca de 40% as vagas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando consideravelmente o acesso da população a um tratamento odontológico programado.

Segundo a coordenação do programa de Saúde Bucal, um dentista que trabalha 20h semanais, por exemplo, recebe em média 20 pacientes novos por mês.

Este número tende a aumentar ainda mais nos próximos meses, com a chegada de 10 novos dentistas contratados do último concurso público. No momento, eles se encontram na fase final do processo de contratação, devendo iniciar suas atividades na rede ainda na primeira quinzena de junho.

O objetivo do programa SOS Dental é minimizar o estado de desconforto e dor do paciente, proveniente de adventos relacionados à doença dentária.

Dentre os atendimentos de urgências odontológicas previstos estão extração de dentes permanentes e “de leite”, fixação de dentes abalados por algum trauma, controle de sangramento, tratamento de inflamação após extração de dentes, colagem de pedaços de dentes fraturados, restauração de fraturas, tratamento de abscessos, tratamento de inflamação de gengivas, entre outros.