Escola da região sul realiza oficinas sobre Fanfic
Atualizado em 04/06/2019 - 16:06
Com o objetivo de melhorar as habilidades de leitura e escrita mais de 200 alunos da Emef Homera da Silva Braga, localizada no Morumbi, zona sul da idade participam até o final desta semana de diversas oficinas com o tema de Fanfic
Durante as atividades, alunos foram desafiados a criarem histórias ficcionais - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com o objetivo de melhorar as habilidades de leitura e escrita, mais de 200 alunos da Emef Homera da Silva Braga, no Jardim Morumbi, região sul da cidade, participam até o fim desta semana de diversas oficinas com o tema de Fanfic (expressão inglesa fanfiction, que significa “ficção de fã” na tradução literal para a língua portuguesa).

Durante as atividades, os alunos são desafiados a criarem as fanfics, histórias ficcionais que podem ser baseadas em diversos personagens e enredos que pertencem aos produtos midiáticos, como filmes, séries, HQ’s, videogames, mangás, animes, grupos musicais, celebridades, entre outros.

“Quando descobri a Fanfic, através de escritoras joseenses, pensei logo nos alunos, de como poderia trabalhar para que eles perdessem o medo de escrever, escrevendo! Assim também eles deixam de escrever apenas para o professor ler”, disse a professora Selene Corrêa Fonseca, da sala de leitura.

Animes e mangás são os principais produtos que atraem a produção de fanfics entre os jovens e adolescentes. Para a estudante Larissa Parnoff, as produções na sala de leitura vão além de uma atividade escolar.

“Gostei bastante. Foi uma oficina muito dinâmica e bastante criativa, que despertou em nós o desejo da escrita, além de ter sido bem divertida durante as apresentações”, afirmou Larissa.

Como parte das oficinas, os estudantes são convidados a lerem as obras para os colegas, trabalhando assim valores como cooperação em equipe e oratória.

Fanfic

Fanfics são histórias ficcionais que podem ser baseadas em diversos personagens e enredos que pertencem aos produtos midiáticos, como filmes, séries, HQ’s, videogames, mangás, animes, grupos musicais, celebridades etc.

Por meio das fanfics, os fãs desses produtos se apropriam do mote da história ou dos seus personagens para criarem narrativas paralelas ao original. As fanfics servem apenas como uma extensão do produto original para que os fãs possam ter espaço para conversar e fantasiar sobre as suas histórias e personagens favoritos.