Equipes de São José cedem atletas para a Seleção Brasileira
Atualizado em 04/06/2019 - 16:52
Atletas convocados para a Seleção Brasileira
Lateral Poliana, do São José, vai disputar a sua segunda Copa do Mundo pelo Brasil - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A semana começou com dois bons exemplos da qualidade dos atletas das equipes de São José dos Campos. Na terça-feira (4), a lateral-direita Poliana foi convocada para a Seleção Brasileira que irá disputar o Mundial na França. Nesta quarta-feira (5), os jovens atletas Meiriele e Edvanilson embarcaram para a Guatemala, onde representarão o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Wrestling.

Para Poliana Barbosa, este será o segundo Mundial da carreira. O primeiro foi em 2015, em Toronto, no Canadá, quando o Brasil foi eliminado nas oitavas de final. A atleta também tem em seu currículo uma Olimpíada, em 2016, no Rio de Janeiro.

A convocação foi uma surpresa para Poliana. Ela foi chamada na última hora pelo técnico Vadão para substituir Fabi, lateral do Internacional (RS), que foi cortada por lesão. A atleta embarcou nesta terça-feira para Portimão, em Portugal, onde a equipe se prepara para a estreia no próximo domingo (9), às 10h30, contra a Jamaica.

“Estou muito feliz pela convocação, mas também fico triste pela Fabiana, que acabou sofrendo uma lesão e a quem desejo uma boa recuperação”, declarou a jogadora. “O torcedor pode esperar muita raça, vontade e determinação da nossa seleção, queremos fazer um ótimo Mundial.”

Poliana Barbosa tem 28 anos de idade. Retornou neste ano ao São José e já disputou 15 jogos, sendo 9 pelo Campeonato Brasileiro e 6 pelo Paulista. Esta é a sua segunda passagem pelo futebol joseense. Na primeira, fez parte da equipe que conquistou os títulos mais importantes da história do clube: Mundial de Clubes (2014), Libertadores da América (2011, 2013 e 2014), Copa do Brasil (2012 e 2013) e tricampeonato paulista (2012, 2014 e 2015).

O São José Futebol Feminino é umas das modalidades apoiadas pelo Departamento de Esportes de Alto Rendimento da Prefeitura de São José dos Campos.

Dupla no wrestling

Os atletas Meiriele Hora, 17 anos, e Edvanilson Conceição, 19, disputam nesta semana o Campeonato Pan-Americano Júnior de Wrestling em condições diferentes. Ela vai com muita experiência e expectativa de medalha, enquanto ele aposta na boa fase e busca surpreender os adversários. Serão dois joseenses na equipe brasileira, formada por 18 atletas.

Meiriele luta na quinta-feira (6) pela categoria livre feminino. Experiente, ela é apoiada desde os 13 anos pelo Programa Atleta Cidadão. Já conquistou duas vezes o título brasileiro e também foi campeã da edição nacional dos Jogos Escolares. É sua segunda participação em Pan-Americano. No ano passado, em Fortaleza, Meiriele terminou em quarto lugar.

Edvanilson está há quatro anos no Atleta Cidadão. Em abril, disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro, em abril, no Rio de Janeiro, e conquistou o título de campeão no estilo livre. O Pan será a sua primeira competição internacional. Ele luta na sexta-feira (7).

O Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, apoia crianças e jovens, de 7 a 20 anos, de 20 modalidades, inclusive para pessoas com deficiência (PCD). Atualmente, o programa reúne cerca de 1.400 atletas, atendidos por uma equipe formada por 157 profissionais na área técnica, fisiologistas, psicólogos, nutricionistas e gestores administrativos.