Dia Mundial do Meio Ambiente terá agenda especial em São José
Atualizado em 04/06/2019 - 12:01
Ação de Plantio  na Avenida Eduardo Cury  Jardim das Colinas  01 04 2019
Prefeitura de São José desenvolve atividades do Plano Municipal de Arborização Urbana - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), terá uma programação especial em São José dos Campos. A partir das 9h, haverá plantios de enriquecimento da arborização urbana, na rua Itabuna, 251, Jardim Satélite.

O plantio acontece em frente à casa de munícipes que fizeram solicitação junto à Prefeitura. Além de valorizar o gesto de cidadania desses cidadãos, a iniciativa representa uma nova etapa para a arborização urbana no município, pois marca o início dos trabalhos da OSC (Organização da Sociedade Civil) Amigos da Biblioteca para a administração e gestão do patrimônio arbóreo público.

Os serviços integram as atividades do Plano Municipal de Arborização Urbana e visam estabelecer uma forma moderna e inovadora de planejamento e gestão das árvores públicas.

Para acompanhar e comemorar os plantios, a Banda de Santana participará com a apresentação de um repertório variado. A banda foi criada em 1949 pelo músico e funileiro João Pereira Leite, conhecido popularmente por João Pistão, nascido em São Luiz do Paraitinga. Em 2014, a Banda de Santana foi declarada patrimônio cultural imaterial joseense pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural).

Abraço nos Parques

Ainda nesta quarta-feira acontece o passeio ciclístico noturno “Abraço nos Parques”, cujo objetivo é valorizar os parques públicos urbanos e a qualidade de vida por meio da prática esportiva, além de refletir sobre as alternativas de transporte sustentável. O encontro está marcado para 19h30 no Parque Santos Dumont (rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 1.000 - Vila Adyana).

A Prefeitura reforça o convite a todos os moradores da região para participarem da ação.

Semana do Meio Ambiente

A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura com o apoio de diversas secretarias, autarquias e fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos. A programação envolve diversas atividades educativas, palestras, exposições, passeio ciclístico e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

A temática ambiental mereceu uma "semana estendida", cujas atividades que seguem até 22 de junho. Veja aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente e participe!