Evento apresenta boas práticas de horta comunitária nas UBSs
Atualizado em 03/06/2019 - 18:10
Abertura - Semana do Meio Ambiente
Exibição do documentário "Água Mole, Pedra Dura" abriu a programação da Semana do Meio Ambiente e trouxe a reflexão sobre a escassez de recursos hídricos - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos dá continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente nesta terça-feira (4). Um encontro sobre as boas práticas da Horta Comunitária em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ocorrerá, das 8h ao 12h, no auditório da Casa do Café (Parque da Cidade Roberto Burle Marx - avenida Olivo Gomes, 100, Santana).

Este encontro tem como objetivo principal promover a troca de experiência entre as Unidades Básicas de Saúde no âmbito da implantação do programa de hortas e compostagem, para estimular e valorizar o trabalho desenvolvido em parceria com a comunidade local.

As UBSs irão apresentar as estratégias encontradas para fi­rmar parcerias (pacientes, escolas, instituições), técnicas do processo de cultivo e compostagem, benefícios de saúde relatados pelos pacientes, bem como as iniciativas e resultados obtidos com o engajamento social.

Para participar do evento, é necessário realizar as inscrições pelo e-mail dep.saude@sjc.sp.gov.br .

Água Mole, Pedra Dura

No último sábado (1), a Prefeitura de São José dos Campos realizou a apresentação do documentário “Água Mole, Pedra Dura”, na Emef Waldemar Ramos, no Vista Verde, região leste, abrindo a programação da Semana do Meio Ambiente.

O evento, denominado “Cine Clube Ambiental: Programa Revitalização de Nascente”, teve a proposta de levantar a reflexão sobre a escassez dos recursos hídricos e estimular o engajamento comunitário nas atividades do Programa Revitalização de Nascentes, e contou com participação de um público diversificado entre moradores da região, professores e alunos da escola municipal.

Participativo, o público refletiu sobre os temas tratados no filme por meio da mediação de educadores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. Os participantes se manifestaram sobre as experiências vividas pela crise hídrica no estado de São Paulo e os reflexos na capital e também em nossa região.

Para o educador ambiental Luciano Machado, "o Cine Clube foi uma oportunidade interessante de trabalho educativo com a comunidade e que merece ser repetida mais vezes”, afirmou.

Semana do Meio Ambiente

A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura com o apoio de diversas secretarias, autarquias e fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos. A programação envolve diversas atividades educativas, palestras, exposições, passeio ciclístico e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Veja aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente e participe!