Equipes do Atleta Cidadão se destacam no final de semana
Atualizado em 03/06/2019 - 14:21
Handebol feminino
Equipe juvenil de handebol feminino de São José venceu bem o Hortolândia, no Centro Esportivo Vale do Sol - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Várias equipes vinculadas ao Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, representaram a cidade entre sexta-feira (31) e domingo (2). Veja quais foram os destaques.

Ginástica Rítmica – Pelo Torneio Junino, realizado em Pindamonhangaba, no sábado (1º), com início às 8h, as meninas do Atleta Cidadão de São José tiveram ótimo desempenho. A equipe pré-infantil ficou em 1º lugar em conjunto; na categoria até 14 anos, o conjunto A de São José ficou com o 1º lugar, o conjunto B chegou em 3º e a ginasta Mariana Franco ficou em 1º lugar na modalidade individual com bola. Na categoria livre, São José conquistou o 2º lugar.

Voleibol feminino – Na sexta (31), às 18h, no Ginásio Cidade Jardim, na região sul, a equipe sub 19 do São José Vôlei venceu o Sesi Bauru por 3 sets a 1. No sábado (1º), às 12h, também em casa, pelo Campeonato Metropolitano da FPV (Federação Paulista de Voleibol), foi a vez do sub 14 vencer o Guarulhos pelo mesmo placar de 3 sets a 1. No mesmo dia, às 17h, as meninas do sub 17 viajaram até São Paulo e derrotaram o Corinthians, em seu ginásio, por 3 sets a 1.

Basquetebol masculino – As equipes de basquete do Atleta Cidadão foram bastante acionadas no final de semana. Os jogos começaram já na sexta-feira (31), às 20h, no ginásio do Corinthians, com a vitória do São José Basketball sobre a equipe da casa por 62 a 47. No sábado (1º), às 9h, em jogo da pré-equipe sub 12, o São José bateu o Jacareí por 30 a 26, na casa do adversário. Às 17h, o sub 14 foi a São Paulo, no ginásio do Colégio Santo Américo, e venceu o LBE por 88 a 53. No domingo (2), o basquete joseense voltou à quadra em confrontos diante do Corinthians. Às 9h, o sub 12 venceu por 41 a 39. Às 13h, o sub 15 saiu vencedor por 76 a 64. As partidas foram disputadas no ginásio do adversário.

Futebol masculino – Pelo Campeonato Paulista, no sábado (1º), no Estádio Martins Pereira, na região central, houve dois jogos envolvendo o São José Atleta Cidadão e o União Suzano. Às 9h, o sub 15 empatou com o adversário por 1 a 1 e, às 11h, o sub 17 ficou com a vitória por 3 a 0.

Futebol feminino – Pelo Torneio Paulista da FPF (Federação Paulista de Futebol), no sábado (1º), em São José dos Campos, as meninas do São José brilharam. O sub 13 venceu o Centro Olímpico por 4 a 2, enquanto o sub 15 derrotou o Adeco por 3 a 1. A equipe sub 15 iria decidir a Copa Gevi no domingo (2), diante do Tiger, porém a partida foi cancelada por motivo de luto. A data da final será remarcada.

Handebol masculino – Pelo Campeonato Paulista juvenil, no domingo (2), às 16h, o São José Handebol venceu o Bauru por 42 a 19, na casa do adversário.

Handebol feminino – Também pelo Paulista, no Centro Esportivo Vale do Sol, na região sul, no domingo (2), às 13h, diante de um público estimado em 100 pessoas, a equipe juvenil feminina do São José derrotou o Hortolândia por 34 a 23.

Atleta Cidadão

O Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, é responsável por detectar, selecionar e treinar crianças e jovens de 7 a 20 anos que tenham aptidão para o esporte competitivo. O programa é utilizado como ferramenta de formação da cidadania.

O Atleta Cidadão atende 20 modalidades, inclusive para pessoas com deficiência (PCD), visando à formação de equipes que representam São José dos Campos em competições regionais, estaduais e nacionais. Caso alcance o estágio de alto rendimento, após os 20 anos o atleta poderá evoluir para competições adultas.

Atualmente, o programa reúne cerca de 1.400 atletas, atendidos por uma equipe formada por 157 profissionais na área técnica, fisiologistas, psicólogos, nutricionistas e gestores administrativos.