SOS Dental promove mais de 1.500 atendimentos no 1º mês
Atualizado em 28/06/2019 - 18:13
Programa SOS Dental. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 20-05-2019
O encaminhamento das emergências odontológicas à clínica credenciada é feito pelas unidades básicas de saúde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Um mês depois de implantado pela Prefeitura de São José dos Campos, o programa SOS Dental realizou 1.546 atendimentos na clínica credenciada para emergência odontológica na rede municipal de saúde.

Os casos de urgência são atendidos na clínica Coife Odonto (Rua Vilaça, 687, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por encaminhamento exclusivo das unidades básicas de saúde, do Famme e CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas). O credenciamento prevê até 2 mil atendimentos por mês.

Com o atendimento de emergência agora sendo realizado na clínica credenciada, a Prefeitura consegue aumentar em cerca de 40% as vagas eletivas nas unidades básicas de saúde, ampliando consideravelmente o acesso da população a um tratamento odontológico programado.

O objetivo do programa SOS Dental é minimizar o estado de desconforto e dor do paciente, proveniente de adventos relacionados à doença dentária.

Dentre os atendimentos de urgências odontológicas previstos, estão extração de dentes permanentes e de leite, fixação de dentes abalados por algum trauma, controle de sangramento, colagem de pedaços de dentes fraturados, restauração de fraturas, tratamento de abscessos e inflamação de gengivas.