Jornada ampliada divulga culturas indígena, africana e portuguesa
Atualizado em 29/06/2019 - 14:04
A atividade que segue durante todo esse ano tem como principal objetivo esclarecer o conceito de cultura de um determinado local, tornando os alunos questionadores e disseminadores dos aspectos culturais do Brasil
A oficina de paçoca fez a alegria dos alunos da Escola Municipal Vera Babo de Oliveira - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com objetivo de identificar os traços das culturas indígena, africana e portuguesa, alunos e professores da jornada ampliada do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Vera Babo de Oliveira, no Altos de Santana, participaram de uma oficina de paçoca.

“Nesse primeiro momento trabalhamos a influência da cultural indígena, percebida fortemente na nossa culinária atual, no caso a paçoca", explicou a professora de cultura popular Omara Gomes Batista. "Na primeira aula foi feita a paçoca de amendoim, que é um doce tipicamente brasileiro. E na segunda oficina, a paçoca de carne seca, que era muito consumida pelos tropeiros na região nordeste do Brasil.”

A paçoca traz grande influência cultural, desde a utilização do pilão feito de uma peça única, extraída de uma árvore e normalmente entalhada à mão, até o significado da palavra, de origem indígena, que quer dizer esmagar com as mãos.

A atividade, que segue durante todo o ano, tem como principal objetivo esclarecer o conceito de cultura de um determinado local, tornando os alunos questionadores e disseminadores dos aspectos culturais do Brasil.

Na jornada ampliada, os alunos atendidos pela Escola de Formação em Tempo Integral realizam atividades complementares de linguagem, literatura e comunicação, sustentabilidade e investigação no campo das ciências da natureza, matemática criativa, práticas corporais de movimento, arte, cultura, orientação de estudos e formação de hábitos e atitudes.

O programa, que promove o desenvolvimento integral e a melhoria do desempenho escolar, é realizado em 12 escolas de ensino fundamental para alunos de 6 a 14 anos.