Exposição une família e escola na região central da cidade
Atualizado em 28/06/2019 - 15:31
ESPOSIÇAO MAQUETES ESCOLA MUNICIPAL AUREA CANTINHO - 27-06-2019 - LUCAS CABRAL
Os alunos criaram trabalhos que retratam paisagens e atividades econômicas urbanas e rurais - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A quadra da Escola Municipal Áurea Cantinho Rodrigues, no Jardim Oswaldo Cruz, se transformou na quinta-feira (27) em palco para a exposição de aproximadamente 60 maquetes elaboradas por alunos de 8 e 9 anos. Aberto para a comunidade, o evento reuniu os trabalhos elaborados pelos estudantes do 3º ano do ensino fundamental.

Daniele Siqueira, mãe de Sophia, de 9 anos, aprovou a iniciativa. “Trabalhamos juntas o tempo todo. Saímos para comprar os itens, interagi muito com ela. Essa atividade aumentou nossa comunicação. Adoramos e já estamos esperando a próxima.”

A proposta era que os alunos pudessem retratar paisagens e atividades econômicas urbanas e rurais no ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas. Esse tema permitiu a Simone Rodrigues explicar detalhes da profissão que exerce para a filha, Mariana. “Sou formada em técnico de edificações e gosto dessa área. Pai, mãe e irmã se empenharam para auxiliar na elaboração da maquete da casa da vovó Maria.”

A iniciativa atende as expectativas de aprendizagem da matriz curricular e estudos da Base Nacional Comum Curricular, que prevê explicações dos saberes trabalhados durante o semestre em parceria com a escola. “Eles estão muito orgulhosos de apresentar o trabalho construído com a família”, explicou a educadora Elaine Braz Lopes. "Vão guardar isso para sempre. Esse tipo de estudo proporciona a interação entre família de casa e família escola."