Eletrificação e integração marcam Seminário de Mobilidade
Atualizado em 29/06/2019 - 08:54
SEMINARIO INTERNACIONAL DE MOBILIDADE URBANA - 28-06-2019 - LUCAS CABRAL
Seminário é totalmente gratuito e será encerrado neste sábado - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

O segundo dia da 3ª edição do Seminário Internacional de Mobilidade Urbana, realizado nesta sexta-feira (28), pela AEA (Associação dos Engenheiros e Arquitetos) de São José dos Campos, com o apoio da Prefeitura Municipal, foi marcado pela apresentação de cases de sucesso e palestras sobre, por exemplo, a eletrificação de veículos de transporte e a integração entre modais.

O dia foi iniciado com uma palestra sobre a tecnologia como ferramenta de transformação da ciência em inovação aplicada à mobilidade, feita por Maurício Pazini Brandão, secretário nacional de Tecnologias Aplicadas do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

O público presente também acompanhou a palestra "O Futuro da Mobilidade", ministrada pelo professor de pós-graduação em Governo e Políticas Públicas da FGV e coordenador do Centro de Política e Economia do Setor Público, Ciro Biderman. Na apresentação, o docente mostrou, por exemplo, a necessidade de integração entre todos os modais para que uma cidade se torne e seja considerada como inteligente.

Para o professor, a mobilidade urbana tende a mudar consideravelmente nos próximos anos. “A mudança vai ocorrer, de um jeito ou de outro. Aproveitar a oportunidade depende do governo, das empresas e dos cidadãos”, concluiu em sua palestra.

Outro painel do dia tratou das tecnologias de tração elétrica para o transporte urbano de passageiros e de carga, feito por José Antônio do Nascimento, da empresa Eletra.

Os dois cases de sucesso apresentados nesta sexta-feira, foram do diretor de Mobilidade Inteligente da EDP Lisboa, Manuel Hall, que mostrou uma solução para o carregamento de veículos elétricos em espaços partilhados, e dos irmãos e empresários de São José dos Campos, Lúcio e Júlio Oliveto, que apresentaram o projeto Kit Livre, do qual são cocriadores e que trata da mobilidade acessível para cadeirantes.

O evento, iniciado nesta quinta-feira (27), acontece no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, na zona norte. O seminário é totalmente gratuito e será encerrado neste sábado (28), com uma programação que começa às 8h30 até 17h.

Além de palestras e a apresentação de mais cases de sucesso, haverá uma exposição de diversas empresas parcerias, curso sobre carro elétrico e uma oficina realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos para discutir o novo modelo de transporte público na cidade.