Agentes orientam passageiros sobre uso do cinto de segurança
Atualizado em 28/06/2019 - 19:50
Campanha conscientização do uso do cinto  Rodoviária Nova  25 06 2019
Na rodoviária, as equipes vistoriaram os itens de segurança obrigatórios dos ônibus - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) encerrou nesta sexta-feira (28) mais uma etapa do projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto, após uma semana de atividades na cidade. A ação foi realizada na Escola Municipal Maria Antonieta Ferreira Payar, no Residencial Pinheirinho dos Palmares (região sudeste).

O objetivo do projeto é alertar os usuários do transporte rodoviário interestadual e internacional sobre a importância da utilização adequada do cinto de segurança. Em São José, as atividades ocorreram de segunda (24) a quinta-feira (27), no terminal intermunicipal (Rodoviária Nova).

Além da conscientização dos passageiros, as equipes da ANTT e Prefeitura vistoriaram na rodoviária os itens de segurança obrigatórios dos ônibus: saídas de emergência, extintor de incêndio, pneus, tacógrafo, faróis. Atenção especial foi dedicada à verificação da jornada de trabalho dos condutores.

Segundo o desenvolvedor do projeto e responsável pela fiscalização, Alan Yanke, apenas 40% dos passageiros dos ônibus utilizam o cinto de segurança. “Acredito que seja uma questão comportamental e cultural. Talvez o ônibus, pelo seu tamanho e robustez, apresente uma sensação de segurança que permita o não uso do cinto, mas isso não existe.”

A ANTT fez um balanço das ações na cidade. Ao todo, 827 passageiros foram conscientizados, 51 ônibus fiscalizados, 35 motoristas e funcionários orientados, o que resultou em 18 autuações referentes a itens de segurança obrigatórios em condição irregular nos ônibus e 1 autuação para empresa que escalou motorista com exame médico obrigatório.

De acordo com Alan, a ação na comunidade escolar também é importante. “Já fizemos em outras cidades dentro do projeto, e o resultado é interessante". Ele explicou que o folheto entregue ajuda a conscientizar estudantes e pais. "Percebemos que vira o assunto do dia na escola.”

Na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, a Prefeitura está investindo em campanhas educativas, como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.