UBS Resolve da Vila Tesouro beneficiará 30 mil pessoas
Atualizado em 27/06/2019 - 18:52
Entrega da UBS Resolve Vila Tesouro na região leste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 27-06-2019
A realização de exames laboratoriais na própria unidade é a principal novidade do programa - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Com cerca de 30 mil usuários cadastrados, a unidade básica de saúde da Vila Tesouro, na região leste de São José dos Campos, começou a oferecer nesta quinta-feira (27) os serviços do programa UBS Resolve. Entre as principais novidades deste modelo, está a possibilidade de os pacientes coletarem material para exames laboratoriais dentro da própria UBS.

Foi o que ocorreu com a dona de casa Leonilda Castilho, moradora do Jardim Valparaíba. Ela foi a primeira paciente a a usar o serviço no local, por volta das 8h. “Achei a novidade ótima. Venho na unidade duas vezes por semana para medir a pressão, então fica mais fácil fazer o exame. Além disso, como já conheço a enfermeira, e ela é muito boa, tudo isso ajuda.”

Nas unidades que recebem o programa, a coleta é feita todos os dias, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura. Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente. Já os de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a eficácia.

Além da possibilidade de realizar exames laboratoriais na unidade, o programa leva outras melhorias para a UBS. Na Vila Tesouro, o prédio foi todo reformado, pintado e ganhou identificação visual. “Ficou uma unidade nova”, ressalta Leonilda.

A UBS da Vila Tesouro também recebeu o programa Gestão à Vista, que apresenta, em local visível ao público, um painel com os indicadores epidemiológicos da unidade. Isso permite o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população da área de abrangência.

O conceito do UBS Resolve veio com o objetivo de tornar as unidades básicas de saúde mais resolutivas. A UBS do Tesouro foi a 26ª da rede a receber o programa. A meta da Prefeitura é implantar o modelo em todas as 40 unidades até o final do ano que vem. A próxima a ser beneficiada, com previsão para julho, será a UBS do Jardim Morumbi.

Unidades beneficiadas

Vila Maria

Norte
Vila Paiva, Altos de Santana, Jardim Telespark e Santana