Córregos e rios recebem larvicida para combater pernilongos
Atualizado em 27/06/2019 - 14:06
Fumacê no Córrego Vidoca na região do Colinas
Os produtos são aplicados em 79 locais, abrangendo todas as regiões da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta semana um trabalho preventivo de combate a pernilongos. Equipes estão percorrendo o município e fazendo a aplicação de larvicida biológico e nebulização (fumacê) em rios, córregos e valetas.

No inverno, período mais frio e seco do ano, o controle biológico é intensificado para eliminar as larvas de mosquito e impedir que se desenvolvam. Essa medida é considerada a mais eficaz contra a infestação.

O serviço abrange todas as regiões da cidade e é executado em 79 locais, alguns de difícil acesso. A aplicação dos produtos também ajuda a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, reforçando as ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya.

Mesmo no inverno, a Prefeitura mantém a nebulização nos bairros. A programação é feita com base em indicações do Centro de Controle de Zoonoses sobre áreas com maior avaliação de densidade larvária do Aedes aegypti. O serviço também é executado para atender pedidos de munícipes feitos pela Central 156.

Desde o início do ano, foram atendidos mais de 2 mil solicitações. A maior procura ocorreu em março, com 855 demandas. Em junho, o número despencou para 37. No verão, o fumacê é realizado em cerca de 300 bairros.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade