Prefeitura abre edital para gestão da UPA do Campo dos Alemães
Atualizado em 27/06/2019 - 14:43
UPA Campos dos Alemães
As organizações sociais interessadas na gestão da UPA do Campo dos Alemães têm até o dia 24 de julho para se habilitar - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos publicou nesta quarta-feira (26) o edital para seleção de organização social interessada em administrar, gerenciar e operacionalizar as ações e serviços de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Campo dos Alemães, na região sul da cidade. Este modelo de gestão visa aprimorar a qualidade dos serviços ofertados para a população.

As organizações sociais em saúde qualificadas no município deverão apresentar a documentação necessária até o dia 24 de julho, prazo final para manifestação de interesse. O edital prevê que o resultado do julgamento de habilitação será publicado no dia 12 de agosto.

O valor total da proposta não poderá ultrapassar o montante total R$ 47.421.147,10 para o período de 24 meses, um valor referencial mensal máximo de R$ 1.975.881,13. O contrato de gestão terá vigência inicial de 2 anos, contados da emissão da ordem de serviço, e passível de renovação anual mediante o cumprimento de plano de trabalho.

A UPA do Campo dos Alemães (Avenida João Batista do Nascimento, 359) tem uma estrutura de complexidade porte III. Atende procedimentos de baixa e média complexidade, 24 horas por dia, com ênfase na urgência e emergência em pediatria e clínica médica. Tem à disposição 4 leitos de emergência (sala vermelha), sendo 2 adultos e 2 infantis, 8 adultos (4 femininos e 4 masculinos), 6 infantis e 2 de isolamento (1 adulto e 1 infantil).

A unidade é referência para dezenas de bairros da região sul, como Dom Pedro, Campo dos Alemães, Bosque dos Ypês, Residencial União, Jardim Vale do Sol, Jardim Morumbi, Conjunto Elmano Veloso, Jardim Colonial, Jardim Imperial, Jardim Satélite, Torrão de Ouro, Parque Interlagos, Jardim Estoril, Bosque dos Eucaliptos e Jardim Portugal.

A organização social selecionada deverá manter as categorias profissionais necessárias para operacionalização dos serviços da UPA em regime de plantão. A entidade também deverá contratar profissionais para exercer as funções de diretor geral, coordenador de enfermagem, assistente social, farmacêutico, nutricionista, auxiliar administrativo, recepcionista, motorista, vigilante, porteiro, auxiliar de serviços gerais, entre outros.

Remanejamento

Atualmente, a UPA tem 189 servidores trabalhando na unidade. São 63 médicos, 19 enfermeiros, 87 assistentes de enfermagem, além de profissionais administrativos, motoristas e serviços gerais.

Após a celebração do contrato de gestão, os servidores serão remanejados para outras unidades da Prefeitura, com o objetivo de reforçar e agilizar o atendimento à população.

Outras unidades

Esta será a quinta unidade de saúde pública de São José dos Campos administrada em parceria com organização social. As UPAs do Putim e Alto da Ponte estão sob gestão da INCS (Instituto Nacional de Ciências da Saúde). O Hospital de Clínicas Sul é gerenciado pela HMTJ (Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus) e o Hospital Municipal pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Sob gestão exclusiva da Prefeitura continuam as UPAs do Novo Horizonte, de Eugênio de Melo, São Francisco Xavier e Saúde Mental.